MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Última Restituição do Imposto de Renda 2023: consulta LIBERADA

Receita Federal libera o 5º e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Consulte a lista de contemplados e saiba como proceder em caso de não recebimento

Última Restituição do Imposto de Renda 2023: consulta LIBERADA
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/09/2023, às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal está prestes a realizar o pagamento do quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. A lista de beneficiados já está disponível no site da Receita a partir de sexta-feira (22), com a data de pagamento programada para o dia 29 de setembro. Os valores serão depositados nas contas indicadas pelos contribuintes, devidamente corrigidos com base na taxa Selic.

Ao longo deste ano, a Receita Federal já distribuiu 21,7 milhões de restituições, totalizando uma quantia de R$ 31,2 bilhões. Deste montante, 92% correspondem ao exercício de 2023 e os outros 8% referem-se a exercícios anteriores. O quarto lote, liberado em agosto, beneficiou 6,1 milhões de contribuintes, totalizando R$ 7,5 bilhões. Os valores foram devidamente corrigidos pela taxa Selic no período de 3.14%.

A ordem de pagamentos segue critérios específicos, dando prioridade aos idosos com idade acima de 80 anos, idosos a partir de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência ou moléstia grave, aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério, indivíduos que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber via Pix, e por fim, os demais contribuintes.

Para verificar se seu nome está na lista de beneficiados, acesse "Meu Imposto de Renda" e clique em "Consultar a Restituição". A Receita oferece a opção de consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Caso seu nome esteja na lista, mas o crédito não tenha sido recebido, é possível reagendar o pagamento pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

Se, porventura, o crédito não for realizado (por exemplo, devido à desativação da conta informada), os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.