MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Últmas horas para realizar a inscrição do Encceja 2023

As inscrições estão prestes a serem encerradas, portanto, os interessados devem se apressar para garantir sua participação no Encceja 2023

Participantes devem indicar o estado que farão a prova do Encceja 2023
Participantes devem indicar o estado que farão a prova do Encceja 2023 - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/06/2023, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2023 estão chegando ao fim. Os interessados têm até esta sexta-feira (2) para se inscreverem e também solicitarem atendimento especializado ou tratamento por nome social. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo Sistema Encceja.

O exame, que tem caráter voluntário e gratuito para aqueles que não faltaram à última edição, destina-se a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio na data de realização do exame.

Para aqueles que se inscreveram na edição de 2022 e faltaram à prova sem justificativa ou tiveram sua solicitação de justificativa rejeitada, será necessário efetuar o pagamento de R$ 40 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) caso desejem participar este ano. O pagamento deverá ser feito por meio de boleto gerado no sistema de inscrição.

+++ FAPESP reajusta valores de bolsas de estudos em 6,7%; veja os novos valores

Participantes devem indicar o estado que farão a prova do Encceja 2023

Durante o processo de inscrição, os participantes devem indicar a unidade da federação e o município onde desejam realizar as provas, bem como o nível de ensino almejado para obter a certificação (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento nas quais desejam ser avaliados. As provas para ambos os níveis serão aplicadas no dia 27 de agosto.

Novidades este ano incluem a opção de cartão-resposta ampliado para aqueles com deficiência visual, disponível no sistema de inscrição, e uma correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista. Além disso, participantes que se identificam como travestis, transexuais ou transgêneros e possuem nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

As inscrições estão prestes a serem encerradas, portanto, os interessados devem se apressar para garantir sua participação no Encceja 2023 e ter a oportunidade de obter a certificação de competências tão almejada.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.