MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Vagas de emprego: estado de São Paulo tem mais de 16 mil oportunidades

O Estado de São Paulo concentra uma significativa quantidade de vagas de emprego, com um total de 16.474 vagas disponíveis em mais de 500 profissões. Veja quantidade por região

Pessoa segura carteira de trabalho com notas de reais e bandeira do estado de São Paulo aparece ao fundo
Pessoa segura carteira de trabalho com notas de reais e bandeira do estado de São Paulo aparece ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/01/2024, às 19h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Estado de São Paulo concentra uma significativa quantidade de vagas de emprego, com um total de 16.474 vagas disponíveis, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), vinculados à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Esse panorama revela uma ampla oferta de postos de trabalho, distribuídos em diversas regiões.

Além das vagas de emprego, os PATs oferecem diversos serviços gratuitos, como habilitação ao Seguro-Desemprego e emissão da Carteira de Trabalho. Para mais informações sobre as vagas disponíveis e os serviços oferecidos, os interessados podem acessar o Portal do Governo de São Paulo, procurar o PAT mais próximo ou contatar a prefeitura de seus municípios.

Vagas de emprego por região

Na capital paulista e na Grande São Paulo, são disponibilizadas 6.951 vagas, enquanto no interior do estado há 8.418 postos de trabalho e, no litoral, 1.105 oportunidades. Destacam-se, ainda, as regiões administrativas de:

  • Campinas, com 3.428 vagas
  • Sorocaba, com 1.469
  • Vale do Paraíba, com 1.001 vagas
  • Araçatuba, com 980 vagas
  • São José do Rio Preto, com 474 vagas

+Seguro DPVAT vai voltar a ser cobrado dos motoristas em 2024? Entenda

Cargos disponíveis

As 16.474 vagas contemplam mais de 500 profissões, abrindo espaço para uma diversidade de talentos. Destacam-se, entre as ocupações mais demandadas, as posições de auxiliar de logística, alimentador de linha de produção, atendente de lanchonete e servente de obras. Esse cenário demonstra a abrangência das oportunidades, atendendo a diferentes perfis profissionais.

+Inscrição Sisu 2024: liberada lista de universidades com vagas; Veja TOP 6

Crescimento do emprego formal 

No acumulado de janeiro a novembro de 2023, São Paulo registrou um crescimento expressivo no emprego formal, com um saldo positivo de 551 mil vagas de emprego com carteira assinada.

Essa expansão representa quase 30% de todo o emprego formal criado no Brasil no mesmo período. A pesquisa "Emprego Formal" da Fundação Seade destaca que, somente no penúltimo mês do ano passado, houve um aumento de 0,4% em relação a outubro, evidenciando a consistência desse crescimento.

Com um saldo de 399 mil novos empregos no acumulado de 12 meses e um crescimento de 3%, São Paulo destaca-se como um protagonista na retomada do mercado de trabalho brasileiro. 

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade e Empregos no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsempregosSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.