Seis estados estão investigando possíveis casos de infecção da varíola dos macacos. Ministro da saúde diz que o país terá vacina “se houver necessidade”
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 08/06/2022, às 17h01
O primeiro caso da varíola dos macacos foi confirmado no Brasil nesta quarta-feira (8). O paciente é um homem de 41 anos que viajou para a Espanha e atualmente está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, zona oeste da cidade de São Paulo, de acordo com as informações do portal g1. A prefeitura da capital também está monitorando a saúde de uma mulher de 26 anos que estava internada com suspeita de infecção da doença.
Seis estados estão investigando possíveis casos de infecção. São eles: São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rondônia e Santa Catarina. Todos os pacientes sob suspeita estão isolados. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já disse que o país terá uma vacina contra a varíola dos macacos "se houver necessidade".
O chefe da pasta explicou que “não é uma vacina igual a usada no passado para varíola, mas é uma vacina de vírus inativo não replicante”. Queiroga reiterou ainda que o Ministério trabalha em parceria com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e “se houver necessidade, teremos vacina para aplicar no público-alvo, que são profissionais de saúde com contato direto com pacientes”.
+++Rol taxativo: planos de saúde não são obrigados a cobrir pedidos extras, decide STJ
LEIA TAMBÉM
A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que tem provocado sintomas mais leves e tem sido endêmica em partes da África Ocidental e Central. Embora a doença pertença à mesma família do vírus da varíola, os sintomas são relativamente diferentes. As pessoas infectadas geralmente se recuperam dentro de duas a quatro semanas sem hospitalização, mas às vezes a doença é fatal.
O contágio da varíola dos macacos é feito a partir do contato próximo e é relativamente fácil de controlar por meio de medidas como isolamento e higiene. Os sintomas são: dor de cabeça, dores no corpo, inchaço dos gânglios linfáticos, cansaço e erupção cutânea nas mãos e nos pés.
Há um esforço para evitar o estigma em torno da doença. Isso porque os primeiros casos do surto da varíola dos macacos no Reino Unido foram registrados principalmente em pessoas gays ou bissexuais.
Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.