Em 2022, houve recorde no número de mortes por causa da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Veja quais ações são indicadas para combater a Dengue
Além de temperaturas mais altas, o verão traz chuvas. Por isso, é um período que exige atenção redobrada para combater a Dengue, doença transmitida por meio do mosquito Aedes aegypti. Ele também transmite outras patologias conhecidas como arboviroses: zika, chikungunya e febre amarela.
Diversos órgãos públicos estão intensificando ações para prevenir a formação de criadouros da dengue, que colocam ovos até mesmo em uma tampinha de garrafa ou casca de ovo, basta ter água parada nelas. Porém, apenas com o auxílio dos cidadãos o número de casos da doença, que aumentou em mais de 160% no país em 2022, será reduzido.
No ano passado, houve recorde no número de óbitos decorrentes da dengue, de acordo com o Ministério da Saúde. Ao todo, 1.016 pessoas morreram e outras 109 mortes estão em investigação. A população é corresponsável no combate e no trabalho preventivo ao abolir da própria casa os possíveis criadouros de larvas. Esse cuidado é primordial para evitar a proliferação do mosquito, pois elimina o transmissor ainda na sua fase inicial.
Atitudes simples e contínuas, não apenas nessa estação do ano, contribuem no combate à dengue. Algumas são velhas conhecidas, mas outras passam despercebidas por muitos. É o caso, por exemplo, da necessidade de verificar e acabar com o acúmulo de água em falhas na arquitetura ou objetos decorativos das áreas externas das casas, entre elas:
LEIA TAMBÉM
+Bolsa Família deixa adicional de R$ 150 por filho para março; Pagamento virá retroativo?
Todo recipiente ou local com potencial para acumular água parada deve ser eliminado. Nas plantas, por exemplo, o ideal é se livrar dos pratinhos dos vasos. Na impossibilidade de fazer isso, a orientação é furar os pratinhos e preenchê-los com areia. Também é fundamental:
+Saiba quem precisa declarar o Imposto de Renda 2023
Dengue e Covid-19 podem ter sintomas iniciais semelhantes, com febre, dor de cabeça e dor no corpo. As duas doenças possuem um período febril e uma fase crítica e ambas são infecções sistêmicas. Quadros respiratórios como tosse seca, falta de ar e alterações de olfato e paladar são mais encontrados na Covid.
Já os sintomas da dengue são febra alta, dores intensas de cabeça e no corpo, fraqueza e cansaço. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo (exantema). Os pacientes com dengue, geralmente, não apresentam quadros respiratórios, como tosse e coriza.
Existe uma versão mais grave da doença, conhecida como dengue hemorrágica. Entre os sinais de alerta de que o paciente pode estar evoluindo para uma forma grave estão vômitos persistentes, dor abdominal intensa e tontura, podendo ou não ter sangramentos. Procure a Unidade Básica de Saúde caso apresente qualquer dos sintomas.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.