MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Ministro de Lula diz que saque-aniversário do FGTS é um “engodo”

Um dos argumento do ministro de Lula contra o saque-aniversário do FGTS é que ele tem sido usado de forma recorrente e perde a sua função principal, que é formar um fundo de emergência

Ministro de Lula diz que saque-aniversário do FGTS é um “engodo”
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/02/2023, às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou de uma reunião com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta segunda-feira (13). Ele criticou, mais uma vez, o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Segundo Marinho, o saque-aniversário é um “engodo”. 

"Acho que o saque-aniversário é um engodo porque atrapalha a lógica da indústria, porque vai enfraquecendo o fundo para investimento", justifica. Ele ainda pediu ajuda dos industriais paulistas para debater este tema. “Seguramente vamos pautar isso no conselho curador do fundo de garantia e quero contar com o apoio da indústria”, comentou. 

+Prazo de pagamento IPTU 2023. Hora de decidir entre desconto e parcelamentos

O ministro explicou que os trabalhadores têm usado o saque-aniversário do FGTS, até mesmo como forma de financiamento, de forma recorrente. Na avaliação dele, isso tem atrapalhado o cumprimento dos papéis aos quais o fundo realmente se destina: como investimento para habitação e saneamento; e no socorro ao trabalhador como seguro-desemprego. 

Com esse método [de saque-aniversário], ele [trabalhador] acaba perdendo o emprego e não podendo sacar o fundo porque aderiu ao saque-aniversário”, aponta Marinho. 

O ministro de Lula afirmou que está sendo muito atacado pelo “povo do chamado mercado”, mas ele relata que todo mundo faz parte do mercado. “O pessoal dos bancos está muito nervoso porque tenho feito falas sobre rever o saque-aniversário do fundo de garantia", acusa Marinho.

+Minha Casa Minha Vida retomará obras de 170 mil imóveis e novas previsões

O que é o saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário do FGTS é uma opção de saque para trabalhadores brasileiros que possuem conta vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esse saque pode ser feito uma vez ao ano, na data de aniversário da conta, e permite que o trabalhador retire o saldo disponível em sua conta FGTS.

O valor do saque-aniversário do FGTS é limitado ao saldo disponível na conta FGTS do trabalhador, incluindo juros e correção monetária. Além disso, é importante ressaltar que essa opção de saque está sujeita a determinadas condições, como, por exemplo, a situação do imóvel adquirido com recursos da conta FGTS, se houver.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.