MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Veja quais benefícios do INSS podem ser cortados a partir de amanhã (12) com o pente-fino

O INSS publicou um decreto convocando todas as pessoas que não agendaram a perícia médica no Diário Oficial

Benefícios do INSS podem ser suspensos
Benefícios do INSS podem ser suspensos - INSS - JC Concursos

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 11/11/2021, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Hoje (11) é o último dia para que os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agendem a perícia médica para continuar recebendo o seu auxílio. De acordo com órgão federal, mais de 85 mil pessoas podem perder o direito previdenciário se não realizarem este procedimento. 

Inclusive, o INSS publicou ontem no Diário Oficial da União um decreto de convocação dos beneficiários para fazerem a perícia médica, sob a pena de perderem o acesso aos recursos. O documento relata todas as pessoas que devem agendar a perícia até às 22h desta quinta-feira. 

A operação pente-fino do seguro social tem o objetivo de diminuir as fraudes com o pagamento indevido para as pessoas inelegíveis. O órgão ressalta que os beneficiários devem comprovar as condições físicas para não trabalhar.

A perícia médica foi suspensa durante o auge da pandemia, mas o governo federal retomou o procedimento no segundo semestre de 2021. Vale destacar que a prova de vida continua suspensa e deve retornar apenas em 2022. 

Quais são os benefícios que podem ser cortados a partir de amanhã

O INSS informa que apenas 10 mil pessoas agendaram a perícia médica em um universo de 95 mil segurados. Se as pessoas não marcarem a perícia médica podem ter os pagamentos suspensos. 

Dentre os benefícios que podem ser cortados são os seguintes:

  • Auxílio-doença: pago a quem está temporariamente incapacitado de exercer atividade profissional;
  • Aposentadoria por invalidez: paga a quem tem alguma incapacidade que impossibilita, permanentemente, que a pessoa trabalhe;
  • Auxílio-acidente: pago aos contribuintes que sofreram algum acidente no trabalho ou fora dele e apresentam sequelas que diminuem a capacidade ou impedem a realização do trabalho;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): tem o valor de um salário mínimo vigente e é pago a pessoas com deficiência (PcD), trabalhadores com incapacidade de longa duração ou idosos acima de 65 anos. Esses precisam cumprir o requisito de renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.

Saiba como agendar a perícia médica

Para realizar o agendamento da perícia médica, o segurado deve realizar o seguinte passo a passo: entrar no site ou no aplicativo Meu INSS (disponíveis no Android e iOS) e digitar o CPF e a senha cadastrada. Ao entrar no sistema, clique em “Agendar Perícia” e em “Agendar Novo”. 

Após isso, o sistema do INSS irá apresentar as datas, horários e as agências disponíveis para fazer a perícia. Depois de escolher as opções acima, confira os seus dados e finalize a solicitação. 

O agendamento também pode ser feito na Central de Atendimento do INSS, com o número 135, e conversar com o atendente. 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.