MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Você sabia? Inscritos no Bolsa Família têm direito a estes benefícios

Famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família possuem acesso a diversos de benefícios sociais, que muitos desconhecem; Saiba todos os detalhes

Uma mulher segura o cartão do Bolsa Família
Uma mulher segura o cartão do Bolsa Família - JC Concursos Divulgação - Bolsa Família
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/05/2023, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os beneficiários do programa Bolsa Família possuem acesso a uma variedade de benefícios, que muitos desconhecem. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome (MDS), os titulares do programa são automaticamente elegíveis para outros benefícios sociais.

O programa tem como foco amparar as famílias em situação de vulnerabilidade social. Com isso, ofertam algumas facilidades para quem mais precisa, a exemplo da Tarifa Social de Energia Elétrica, o programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. 

Para ter acesso a esses programas, os incluídos no Bolsa Família não é necessário fazer nenhuma solicitação. Mas pode ser necessário aguardar em uma lista de espera ou entrar em contato com o Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais. 

+ Vacina contra a gripe está disponível para população com mais de 6 meses

Saiba os benefícios 

  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Minha Casa Minha Vida;
  • Isenção de taxa para inscrição em concurso público;
  • Cursos gratuitos;
  • Prioridade em programas sociais.

O programa Tarifa Social de Energia Elétrica oferece descontos na conta de luz para os inscritos no Bolsa Família que se enquadram na categoria de baixa renda. Dependendo da situação, esses descontos podem chegar a 60%, e para moradores de comunidades indígenas ou quilombolas, o desconto pode chegar a 100%. 

A porcentagem do desconto varia de acordo com o consumo de energia de cada família. Esse benefício é automaticamente concedido aos inscritos no CadÚnico, mas caso a pessoa atenda aos critérios de elegibilidade e não receba o desconto, é recomendado entrar em contato com a companhia elétrica para resolver a situação.

Além disso, o programa habitacional criado pelo presidente Lula (PT), o Minha Casa Minha Vida, que não é exclusivo para os beneficiários do Bolsa Família, mas ter acesso a subsídios governamentais é facilitado para esse grupo. 

A inscrição no CadÚnico é fundamental para participar desse programa, e uma vez inscrito, a pessoa deve aguardar a inclusão na lista da prefeitura para ter a oportunidade de receber um imóvel.

Na faixa 1, onde a renda máxima é de até dois salários mínimos (R$ 2.640), é possível adquirir uma casa ou apartamento com até 95% de desconto, desde que o valor do imóvel não ultrapasse R$ 170 mil.

Embora os beneficiários do Bolsa Família recebam assistência do governo, muitos buscam outras alternativas de renda, e uma delas é por meio de concursos públicos. Esses concursos oferecem salários altos e estabilidade no emprego, e os beneficiários do programa estão isentos do pagamento das taxas de inscrição.

Outra forma de transformação para os inscritos no Bolsa Família é por meio da qualificação profissional. Dessa maneira, é possível aprimorar o currículo e se destacar no mercado de trabalho. 

Existem diversos programas governamentais, tanto em âmbito federal, estadual ou municipal, que oferecem cursos gratuitos para esse público. Para obter informações sobre esses cursos, é importante acompanhar as páginas oficiais de sua cidade ou estado. 

Além disso, alguns projetos da iniciativa privada também oferecem capacitação gratuita para os beneficiários do programa. Os inscritos no Bolsa Família também podem ter prioridade em cerca de 15 programas sociais. 

 Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.