MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

YouTube REVELA os canais que mais lucram; Brasil aparece entre os primeiros

Além de fonte de informação, o YouTube é também fonte de renda para milhares de pessoas em todo o mundo. Veja como ganhar dinheiro online pela plataforma

Pessoa secura celular com logo do YouTube
Pessoa secura celular com logo do YouTube - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/02/2023, às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Além de fonte de informação, o YouTube é também fonte de renda para milhares de pessoas em todo o mundo. Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com um canal na plataforma, mas, de longe, a forma mais comum de monetizar é a partir da exibição de anúncios nos vídeos. Quanto mais visualizações e cliques, mais dinheiro é possível embolsar.

No Brasil, os principais canais são os do KondZilla (66,4 milhões de inscritos), Felipe Neto (44,8 mi) e Whindersson Nunes (44 mi), mas não precisa ser uma celebridade para lucrar. Segundo ranking publicado pelo Bloomberg Línea Brasil, o canal brasileiro “Galinha Pintadinha” é o que tem o maior faturamento, com 32 milhões de inscritos.

No ranking dos países das Américas, o "Galinha Pintadinha" fica atrás apenas dos canais Cocomelon (EUA) e El Reino Infantil (ARG). Portanto, percebe-se que os três mais lucrativos são voltados ao público infantil, que pode visualizar os vídeos por Smarts TVs, tablets ou mesmo via celulares.

+Alistamento militar obrigatório: prazo para inscrição começa hoje; Veja quem deve fazer

Como ganhar dinheiro online com o YouTube?

Para se tornar elegível à monetização do seu canal no YouTube é preciso cumprir alguns requisitos. São eles:

  • ter pelo menos mil inscritos no canal;
  • somar, no mínimo, 4 mil horas de visualização em 12 meses;
  • ter autentitcação de dois fatores ativa; e
  • respeitar as diretrizes da comunidade e demais políticas da plataforma.

Assim, quem pretende ganhar dinheiro online dessa forma precisa começar a produzir conteúdo digital que tenha público de interesse. Para acelerar o processo, é importante publicar com constância e em quantidade, mas sem deixar de lado a qualidade do conteúdo. Aprender algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar os motores de busca, bem como sobre marketing digital, pode alavancar o canal em menos tempo.

É preciso ficar atento para não plagiar conteúdo de outros profissionais e redobrar os cuidados em relação aos direitos autorais na hora de editar o material e inserir música, imagens ou trechos de outros vídeos. Isso porque o YouTube não monetiza conteúdos que violam tais regras, além de não avaliar de forma positiva conteúdo sensível e práticas enganosas.

Atendidos aos requisitos básicos, em respeito à política da plataforma, é preciso solicitar a monetização do canal por meio do Progama de Parcerias do YouTube. Isso é possível pelo painel do criador do YouTube Studio, enviando o pedido de análise na seção "Monetização".

+Morre a jornalista Glória Maria; Veja 7 curiosidades sobre sua vida e carreira

A visualização dos vídeos pelos usuários da plataforma é uma das formas de ganhar dinheiro online com o YouTube, mas também existe a possibilidade de rentabilizar com: produtos patrocinados (você pode fazer parcerias com marcas para promover seus produtos em seus vídeos); doações (se você tiver uma base de fãs leal, eles podem doar dinheiro para apoiar seu conteúdo); e venda de produtos (você pode vender produtos relacionados ao seu conteúdo, como camisetas, livros, cursos online, etc.).

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.