MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

GCM/SP já prepara edital de guarda civil para esse ano

Prefeitura articula reestruturação na instituição e trabalha com a possibilidade de abrir cerca de 2 mil vagas para candidatos com nível médio. Concurso é aguardado desde 2008

Redação
Publicado em 07/02/2013, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT – SP) participou no último dia 30 de janeiro da solenidade de transferência de comando da Guarda Civil Municipal (GCM/SP). A troca de comando da guarda foi uma de suas primeiras providências em relação à GCM. Outras virão, assegurou à reportagem do JC&E a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. “Os procedimentos para a realização de um novo concurso para a GCM já estão em andamento, mas ainda não há uma data oficial para a publicação do edital”.

O novo concurso para a GCM, assim como a implementação de uma nova cultura na instituição, são prioridades da nova gestão municipal, conforme apontado tanto pelo prefeito quanto pelo secretário de Segurança Urbana, Roberto Porto, na ocasião.

Na avaliação do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos da Cidade de São Paulo (Sindguardas/SP), a GCM está sucateada. Na gestão anterior, que administrou a cidade por oito anos, não houve concursos públicos. De acordo com o diretor do Sindguardas/SP, Clóvis Roberto Pereira, a GCM dispõe atualmente de cerca de 6.500 guardas. “O número era de aproximadamente 8 mil em 2005”. Ainda segundo o sindicalista, por lei, a GCM podeter até 15 mil servidores.

Acertando os ponteiros

A administração passada, no entanto, acertou com a União o repasse de mais recursos provenientes do Ministério da Justiça para investimentos na área de segurança urbana. Esses recursos talvez possibilitem o aumento do número de vagas a ser oferecido. Desde 2008, quando o novo concurso para a GCM é ventilado, o número aprovado era de 1.742 vagas. Roberto Porto, no entanto, trabalha atualmente com a ideia de abrir 2.000 oportunidades. O número, que ainda não está fechado, deve ficar dentro dessa margem.

Quem pode concorrer

O candidato deverá ser maior de 21 anos, até a data de término das inscrições; estar em dia com seus direitos civis e políticos; ter nível médio completo; altura mínima de 1,68m, se homem, e de 1,60m, se mulher; e não registrar antecedentes criminais. O salário inicial da categoria é de R$ 1.537, mais benefícios como vale-refeição, vale-alimentação e vale-transporte.

ReinaldoMatheus Glioche/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos GCM

GCM
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

07/02/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.