MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Lula sanciona lei que cria universidade

Lei nº 12.289/2010 foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21 de julho. Nova instituição contará com 358 profissionais de níveis médio e superior.

Redação
Publicado em 21/07/2010, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após a recente aprovação pelo plenário do Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (20), a lei nº 12.289/2010, que cria a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A nova instituição educacional será sediada em Redenção (CE), primeira cidade do Brasil a libertar todos os escravos, no ano de 1883, e que se localiza a 66 km da capital Fortaleza.

Com a promulgação da lei, cresce a expectativa em torno da abertura de processos seletivos para o preenchimento dos cargos previstos na lei. Segundo o texto, serão contratados – através de concurso – 358 profissionais de níveis médio e superior para compor o quadro efetivo da universidade. Além disso, estão previstos 37 postos de direção e 130 funções gratificadas.

Das 358 vagas efetivas, 150 serão para professor da carreira de magistério superior. Haverá também 139 oportunidades para técnico administrativo de nível médio, divididas entre as atividades de assistente em administração (100), técnico em contabilidade (4), técnico de laboratório (30), técnico de tecnologia da informação (2), técnico em segurança do trabalho (1) e tradutor e intérprete de linguagem de sinais (2).

A lei estabelece ainda 69 novos postos de trabalho para técnico administrativo de nível superior. Estes cargos estarão distribuídos entre as carreiras de administrador (9), analista de tecnologia da informação (4), arquiteto (2), arquivista (2), assistente social (2), auditor (1), bibliotecário (4), biólogo (2), biomédico (2), contador (4), economista (2), engenheiro (4), engenheiro de segurança do trabalho (1), jornalista (4), médico (2), nutricionista (2), pedagogo (2), psicólogo (2), relações públicas (3), secretário executivo (9), técnico em assuntos educacionais (2) e tradutor e intérprete (4). 

Sobre o órgão – O objetivo da Unilab  é fortalecer a cooperação internacional entre professores e alunos de todos os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente as nações africanas. Além do Brasil, integram a CPLP outros sete países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A instituição também estará voltada para o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Ao todo, serão instalados quatro centros educacionais e abertos 11 cursos nas áreas de ciências agrárias, saúde, gestão e licenciaturas.  A meta da instituição é contar com cinco mil estudantes nos cursos de graduação, mestrado e doutorado, vindos de todos os países da CPLP.

Talita Fusco/SP

Veja também:

Saúde/SP: seleções em diversos órgãos abrirão 587 vagas

DER/RO: edital para 688 vagas será lançado este mês

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Unilab

Unilab - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

21/07/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.