MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Metrô de SP anuncia novo concurso para 2013

As oportunidades serão para agente de segurança, carreira que requer nível médio completo e tem salário de quase R$ 2 mil

Redação
Publicado em 12/11/2012, às 15h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) prepara concurso público para a carreira de agente de segurança. A perspectiva é de que o edital seja publicado já no primeiro trimestre de 2013.

Com o último concurso para a carreira vigorando até 18 de janeiro de 2013, o Metrô ainda avalia qual será o quantitativo de vagas a ser oferecido neste futuro edital. Mas a perspectiva é de que haja tanto a oferta de postos para o preenchimento imediato, quanto a formação de cadastro reserva.

O agente de segurança é responsável por executar ações preventivas, corretivas e repressivas nas dependências do Metrô, que incluem estações, trens e terminais.O objetivo é garantir tanto a segurança do usuário, quanto do patrimônio e sistema operacional, coibindo a ação de infratores, com a prestação de atendimento de primeiros socorros, operando equipamentos de fluxos das estações, encaminhamento de ocorrências aos órgãos competentes e elaborando de relatórios e boletins de ocorrência em colaboração com a polícia. 

Requisitos – Para concorrer ao cargo, o candidato deve ter nível médio completo e ter altura mínima de 1,70m, se homem, e de 1,65m, se mulher. A jornada de trabalho varia entre 36h e 40h semanais,com turnos de revezamento e escalas fixas. O salário inicial é de R$ 1.991,91. Para todos os cargos o Metrô oferece benefícios como vale-transporte e vale-alimentação. A admissão será pelo regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A seleção dos candidatos é composta por prova objetiva de conhecimentos básicos de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, e atualidades; além de prova de capacidade física. 

Saiba mais – Em 2011, o Metrô/SP transportou uma média de 2,7 milhões de passageiros, porém, já atingiu a marca 4 milhões de passageiros em 11 de novembro de 2011. A malha de trilhos hoje é de 65,3km e conta com 58 estações – esse índice não considera a linha 4 - Amarela, operada por uma concessionária, o que elevaria a malha para 72,4km. A empresa foi fundada em 1968 e começou a atuar comercialmente em 1974, com o trecho Jabaquara – Vila Mariana, hoje parte da linha 1 – Azul. Vale lembrar que o plano plurianual (2012-2015) da companhia, encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), prevê mais 30km de trilhos até 2015 e 95km em obras. 

O sistema metroviário está interligado à malha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nas estações Luz, Pinheiros, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera e Santo Amaro. A CPTM, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a Estrada de Ferro de Campos do Jordão são empresas vinculadas ao Metrô/SP, segundo o site da companhia. 

Estude já

Como o mercado de concursos continua a atrair cada vez mais interessados, começar a preparação o quanto antes é fundamental para quem quer garantir o ingresso na carreira pública. Assim, o JC&E disponibiliza aos seus leitores o conteúdo programático para a carreira de agente de segurança cobrado no último concurso do órgão, realizado em 2010 e que contou com a organização da Fundação Carlos Chagas.  

AGENTE DE SEGURANÇA (Masculino e Feminino)

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Português

Para todos os cargos

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da crase. Pontuação. Redação. Interpretação de texto.

Matemática e Raciocíniológico-matemático

Para os cargos: Agente de Estação; Agente de Segurança (Masculino e Feminino); Almoxarife; Auxiliar de Manobra; Operador de Central de Informação – Manutenção

Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três;porcentagem e problemas. Problemas com sistemas de medidas: medidas de tempo;sistema decimal de medidas; sistema monetário brasileiro. Geometria: perpendiculares; paralelas; ângulos; quadrados e quadriláteros; polígonos e mosaicos; círculo. Área, volume e forma. Cálculo de áreas e ou de volumes. A reta e os números reais. Equações do 1º grau e Gráfico de equações. Inequações do 1º grau. Sistemas do 1º grau e gráficos de sistemas. Raciocínio lógico-matemático: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de:raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 

Atualidades

Para os cargos: Agente de Estação; Agente de Segurança (Masculino e Feminino); Auxiliar de Manobra; Operador de Central de Informação – Manutenção

Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Cultura internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. Elementos da economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro. 

Aline Viana

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Metrô

Metrô
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

12/11/2013 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.