Próximo concurso da PC TO (Polícia Civil do Tocantins) contará com ofertas para oficial investigador, que é a junção das funções de agente e escrivão

A publicação do edital do novo concurso PC TO (Polícia Civil do Estado do Tocantins) pode ocorrer em outubro. Acontece que uma Ação Civil Pública no Ministério Público (MP TO) cobra que o governo dê início ao novo certame dentro de um prazo de até 90 dias, ou seja, até outubro, com aplicação das provas em até 120 dias. Vale lembrar que, em 11 de abril, o governador Wanderlei Barbosa sancionou a lei que cria a carreira de oficial investigador, que deve constar na nova seleção, unificando os cargos de escrivão e agente.
De acordo com a ação civil pública, atualmente a PC TO conta com necessidade de nada menos do que 1.272 servidores, o que equivale a 50% dos quadros da corporação.
O orgão já conta com seleção autorizada para o preenchimento de 452 vagas, sendo 381 para o preenchimento imediato e 71 para formar cadastro reserva (CR), da seguinte forma:
Para concorrer ao cargo de agente é exigida formação superior em qualquer área e carteira de habilitação. Para delegado, superior em direito e CNH. Para agente de necrotomia, as formações ainda serão confirmadas. Para escrivão, superior em qualquer área, curso técnico de informática e CNH. Para perito, formação específica na respectiva área e CNH. Por fim, para papiloscopista, formação em qualquer área e CNH.
LEIA TAMBÉM
As remunerações são as seguintes:
O último concurso PC TO, realizado em 2017, foi um dos maiores já promovidos pelo estado. Foram oferecidas 515 vagas no total, incluindo vagas imediatas e cadastro de reserva, distribuídas entre diferentes cargos, como delegado, agente de polícia, escrivão e papiloscopista. Todas as oportunidades exigiam nível superior como requisito básico.
A banca organizadora responsável pela realização do certame foi a Fundação Aroeira, que cuidou das etapas do concurso, incluindo a elaboração das provas e organização do processo seletivo.
A distribuição das oportunidades pelos cargos ocorreu da seguinte forma:
A seleção contou com as seguintes etapas:
PC TO
- Polícia Civil do Estado do Tocantins
Vagas: 452
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Agente penitenciário,
Delegado,
Escrivão,
peritos,
Papiloscopista
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Faixa de salário:
De R$ 6659,00
Até R$ 20235,00
Estados com Vagas: TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.