Professor: inscrições no concurso SME RJ vão até sexta

Concurso SME RJ (Secretaria Municipal de Educação) da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) 2019 preencherá 1.652 vagas de professor, com escolaridade a partir de nível médio

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 20/02/2019 - 09:36 | Atualizado: 20/02/2019 - 09:37

O concurso SME RJ 2019 (Secretaria Municipal de Educação) encerra nesta sexta-feira (22), às 23h59, as inscrições da seleção de professor adjunto de educação infantil. No total, o edital da prefeitura RJ oferece 1.652 vagas.

O cargo é destinado a docentes com escolaridade a partir de nível médio (curso modalidade normal) e tem jornada de trabalho semanal de 40 horas.

A remuneração inicial é de R$ 2.797,57, já considerando o salário-base (R$ 2.455,35), o auxílio-transporte (R$ 173,80) e o bônus cultura (R$ 168,42).

• APOSTILA PROFESSOR ADJUNTO INFANTIL
• CURSO PROFESSOR ADJUNTO INFANTIL

Os contratados atuarão em escolas localizadas em uma das 11 Coordenadorias Regionais (CREs), conforme detalhado no quadro abaixo. 

Inscrições e provas 

As inscrições no concurso SME RJ devem ser efetuadas pelo endereço eletrônico http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldeconcurso. O valor da taxa é de R$ 80. 

Em 17 de março, os candidatos realizarão provas objetiva e discursiva. A primeira trará 50 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de uma redação contendo de 20 a 25 linhas.  

Segundo o edital da prefeitura RJ os exames abordarão conteúdos de língua portuguesa, matemática, legislação e conhecimentos específicos. 

A seleção inclui, ainda, avaliação de títulos de formação acadêmica e experiência profissional, com entrega dos documentos comprobatórios em data a ser definida. 

O concurso SME RJ terá validade de dois anos e possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Rio de Janeiro, conforme prevê o edital.  

O que faz o professor adjunto infantil

Os aprovados no concurso SME RJ são responsáveis por:

  • Garantir a execução das rotinas diárias das turmas, em conformidade ao planejamento e as orientações do Professor Titular e/ou equipe gestora;
  • Participar sistematicamente da execução de atividades que constituem cuidados essenciais referentes à alimentação, higiene pessoal, no ensino, cultura, recreação e lazer dos alunos;
  • Observar, no implemento de suas atividades, regras de segurança que devem ser asseguradas no atendimento às crianças e na utilização de materiais, equipamentos e instrumentos durante a execução das rotinas diárias;
  • Cumprir as orientações emanadas do Professor Titular da turma, da equipe de direção da Unidade Escolar e dos demais Órgãos da SME RJ.
  • Executar as rotinas diárias da turma, inclusive em situações de ausência circunstancial do Professor Titular e nos períodos de atividade extraclasse do Titular;
  • Colaborar com o Professor Titular e/ou equipe gestora na construção coletiva do projeto políticopedagógico;  
  • Atender diretamente às crianças em suas necessidades individuais de alimentação, repouso, higiene, asseio e cuidados especiais decorrentes de prescrições médicas;
  • Contribuir com o Professor Titular e/ou equipe gestora, quanto à construção do planejamento das atividades pedagógicas e quanto à avaliação do desenvolvimento global dos alunos;
  • Assessorar o Professor Titular e/ou equipe gestora no registro diário do comportamento e desenvolvimento dos alunos;
  • Colaborar e participar de atividades que envolvam a comunidade escolar, sob a orientação da equipe gestora e/ou Titular;
  • Participar, juntamente ao Professor Titular e/ou equipe gestora, das reuniões com os pais e responsáveis;
  • Disponibilizar os materiais pedagógicos a serem utilizados nas atividades, em conformidade com as orientações do Professor Titular e/ou equipe gestora;
  • Acompanhar os alunos em atividades sociais e culturais programadas pela unidade escolar, sob a orientação do Professor Titular e/ou equipe gestora.

O que estudar para as provas

Mais detalhes do conteúdo programático do concurso SME RJ:

  • Língua portuguesa - artigo, dos pronomes e numerais. 2.3 Valor substantivo, adjetivo e adverbial dos vocábulos portugueses. 2.4 Emprego de preposições e conjunções que conferem coesão e coerência ao texto escrito. 3. Relações de sentido entre segmentos do texto. 4. Variação linguística e adequação no uso da língua às situações de comunicação. 5. Ortografia. 5.1 Emprego de letras. 5.2 Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico). 6. Flexão verbal – valor semântico de tempos e modos. 6.1 Correlação entre tempos verbais. 6.2. Concordância verbal. 7. Concordância nominal. 8. Regência nominal e verbal – o fenômeno da crase. 9. Uso e função dos sinais de pontuação. REFERÊNCIAS: AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Publifolha, 2014. 5 reimp. Da 3 ed. de 2010. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa (atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. CUNHA, Celso e Lindley Cintra, L. F. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5 ed. Curitiba: Positivo, 2010. 
  • Matemática - 1. Números reais: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. 2. Divisibilidade: Múltiplos e Divisores. 3. Proporcionalidade: Regra de três simples e porcentagem. 4.Multiplicativo. 6. Volumes dos principais sólidos geométricos. 7. Conservação, redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros. 8. Relacionar figuras tridimensionais com suas respectivas planificações. 9. Reconhecer arestas, vértices e faces de um sólido geométrico. REFERÊNCIAS: SILVEIRA E. & Marques C. Compreensão e Prática - Editora Moderna - 4ª ed. 2017. DANTE, Luiz Roberto, Projeto Ápis - Matemática - 3ª ed. 2018. DANTE, Luiz Roberto – Didática da Resolução de Problemas d e Matemática – 1 2ª e dição – Editora Ática – 2000. NETO, Ernesto Rosa – Didática Matemática – 11ª edição - Editor Ática.
  • Legislação - BRASIL. Ministério da Ed. e Cultura. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, Brasília, 1996. _______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, capítulo III, seção I, 1988. _______. Emenda constitucional nº 59 de 11 de novembro de 2009. _______. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069), Brasília 1990. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Ed. Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Ed. Infantil / Secretaria de Ed. Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010. ________. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Meta 1 e respectivas estratégias - Brasília, 2014. ________. Ministério da Educação. Secretaria de Ed. Básica. Base Nacional Comum Curricular/Secretaria de Ed. Básica. – Brasília : MEC, SEB. RIO DE JANEIRO. Lei nº 6.362 de 28 de maio de 2018, Meta 1 e respectivas estratégias. RIO DE JANEIRO.
  • Conhecimentos específicos - 1. Práticas e concepções de Educação Infantil. 2 . Currículo na Educação Infantil. 3 . Espaço e tempo no cotidiano da Educação Infantil. 4. Observação e registro na Educação Infantil.
     
  • REFERÊNCIAS: HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017. OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus, 2012 ________. Registros na Ed. Infantil. Pesquisa e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2018. RAMOS, Zilma. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011. RIO DE JANEIRO. Orientações Curriculares para a Ed. Infantil. Secretaria Municipal de Ed. do Rio de Janeiro, 2010. _____________. Orientações aos profissionais da Educação Infantil. Secretaria Municipal de Ed. do Rio de Janeiro, 2010. _____________. Planejamento na Ed. Infantil. Secretaria Municipal de Ed. do Rio de Janeiro, 2011. ______________. Orientações para organização da sala na Ed.o Infantil: ambiente para a criança criar, mexer, interagir e aprender. Secretaria Municipal de Ed. do Rio de Janeiro, 2013. ______________. A avaliação na Ed. Infantil. Secretaria Municipal de Ed. do Rio de Janeiro, 2013. ______________. Orientações ao professor de Pré-escola I e II. Secretaria Municipal de Ed. do Rio de Janeiro, 2013. ______________. O fazer das artes plásticas na Educação Infantil. Secretaria Municipal de Ed. do Rio de Janeiro, 2012.

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