Tudo Sobre

Concurso Seduc TO

Concurso Seduc TO: audiência discutirá edital com mais de 5 mil vagas

O concurso Seduc TO (Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes de Tocantins) será debatido em audiência de conciliação entre o órgão e o MP TO



Patricia Lavezzo
Publicado em 08/07/2021, às 10h38 - Atualizado às 10h41

Concurso Seduc TO
Google street view

Novidade no concurso Seduc TO (Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes de Tocantins). Foi marcada para o próximo dia 19 de julho, pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Palmas, uma audiência de conciliação entre a Seduc e o Ministério Público de Tocantins para tratar do processo que cobra concurso público e contesta a contratação de pessoal temporário.

A ação que pede a realização do concurso Seduc TO com a finalidade de preencher 5.600 vagas para servidores foi movida pelo MP TO em setembro de 2019. O objetivo da exigência inicial do MP TO é combater a contratação de pessoal temporário, em detrimento à realização de concursos para efetivos. De acordo com o documento, a Seduc TO pode ficar proibida de contratar pessoal em caráter temporário. Segundo o promotor de justiça Edson Azambuja, o órgão não realiza concurso para efetivos há dez anos.

De acordo com inquérito civil público instaurado pela promotoria da justiça, até novembro de 2018, a rede estadual de ensino contava com 6.673 contratos temporários, o que corresponde a 42,40% do quadro.

Com isto, de acordo com o promotor, é preciso priorizar a contratação de efetivos, por meio de concurso, no sentido de preservar as obrigações constitucionais, de acordo com o artigo 36 da Constituição. “Os detentores de contratos temporários ficam reféns das indicações políticas, fomentadas, em sua maioria, por políticos, violando os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativas”, disse.

Concurso Seduc TO: sabia como foi a última seleção

O último concurso Seduc TO ocorreu em 2009, quando foram oferecidas 2.198 vagas para o cargo de professor de educação básica, com exigência de licenciatura na respectiva área de atuação, que incluíram as disciplinas de arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, espanhol, inglês, língua portuguesa, matemática, química, sociologia, libras e anos iniciais. A banca, na ocasião, foi a Fundação Cesgranrio.

concursos publicosconcursos 2021concursos to (tocantins)

Comentários

Mais Lidas