MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

5 dicas de preparação para conseguir emprego durante a pandemia

Você provavelmente está se perguntando: é possível encontrar um novo emprego agora? A resposta é sim!

dica emprego
dica emprego - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 08/06/2020, às 13h27 - Atualizado às 13h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A pandemia do coronavírus não só teve um impacto significativo na economia global, mas também na oferta de emprego. Algumas pequenas empresas foram forçadas a fechar temporariamente, enquanto as grandes foram afetadas pela tensão de perder negócios. Se você estava planejando reavaliar sua carreira este ano ou se seu trabalho tornou-se repentinamente instável por causa do coronavírus, você provavelmente está se perguntando: é possível encontrar um novo emprego agora?

Se por um lado algumas empresas responderam à crise com demissões, licenças, redução ou congelamentos de contratação, outras corporações estão contratando ativamente e publicando novos empregos diariamente. No momento, há muita incerteza sobre qual será o impacto nacional e global na contratação, mas há maneiras de permanecer positivo e proativo na procura de emprego durante esse período tumultuado.

Conversamos com Uranio Bonoldi, executivo e professor para turmas de MBA na Fundação Dom Cabral, que listou cinco dicas valiaosas para auxiliar você na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Confira!

Considere o quão urgente é sua busca

Se você puder suspender sua pesquisa de emprego, talvez seja melhor esperar um pouco. Se você atualmente trabalha, pense em como tornar seu trabalho mais agradável. Mas, se você não está empregado e precisa pagar as contas, não pense no seu próximo emprego como o emprego perfeito. Pode ser de curto prazo. Embora muitos setores continuem sendo afetados pela pandemia do Covid-19, outros ainda estão contratando. Encontre a melhor oportunidade para você.

Faça networking on-line (rede de contatos)

Os eventos estarão cancelados por um tempo, portanto, você precisará encontrar uma nova estratégia de networking. Procure profissionais que você admira on-line e marque presença em eventos virtuais. Procure grupos profissionais para participar no Facebook e LinkedIn. Ambas as plataformas oferecem uma ampla gama de opções com grupos para todas as profissões. Participe da conversa, poste e comente e fique visível. Não deixe de manter a conversa profissional, publicando artigos relevantes e discutindo tópicos que permitem demonstrar sua experiência.

Aperfeiçoe suas habilidades

Agora é o momento perfeito para melhorar suas qualificações. Analise as descrições de vagas listando cada habilidade e experiência necessárias. Em seguida, considere se você tem essa habilidade exata, ou se não a usa há alguns anos. Assim, use essas informações para determinar o que você precisa fazer para se tornar um candidato ainda melhor quando o mercado de trabalho voltar a crescer.

Pratique entrevistas por telefone e por vídeo

Agora que muitas pessoas estão trabalhando remotamente, entrevistas de emprego estão sendo feitas por telefone e vídeo. Pode ser mais desafiador ter uma entrevista dessa maneira, porque é mais difícil interpretar a reação de alguém e ter uma conversa que flui naturalmente. Apresente-se profissionalmente e considere sua roupa e o cenário de fundo. Não se distraia, ouça com atenção e faça uma pausa quando responder - dê ao ouvinte espaço. Pratique com alguém que você conhece e confia ou grave a si mesmo e avalie seu desempenho para torná-lo melhor.

Reúna informações da empresa

A crise do Covid-19 pode fornecer uma visão única da cultura da empresa. Observe como a liderança de empresas nas quais você deseja trabalhar, lida com essa crise e trata seus funcionários através das mídias sociais e observando qualquer cobertura da mídia. Por exemplo, a empresa está permitindo que os funcionários trabalhem em casa? Eles demitiram funcionários? Estão trabalhando de forma mista e dando toda segurança aos seus colaboradores dentro da empresa? Quando você tiver a chance de ser entrevistado, poderá demonstrar que entende as preocupações que a liderança tem e as ameaças que a empresa enfrenta nesta pandemia. Você pode mencionar o que leu e ouviu e usar seu conhecimento para sugerir como poderia ajudar a empresa a atingir seus objetivos caso fosse contratado(a).

Por fim, Uranio Bonoldi ressalta que os candidatos não devem colocar expectativas tão altas para si mesmos. É essencial, em momentos como esses, ser realista, mantendo o otimismo e bom humor. O professor orienta que crises provocam movimentos que sempre geram alguma oportunidade, ou seja, mantenha os pés no chão e fique atento a elas!

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.