Especialista em gestão de pessoas dá dicas sobre quais são as circunstâncias ideais para pedir um aumento no salário
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/09/2019, às 11h22 - Atualizado às 11h29
Com a economia instável, muitos trabalhadores sabem que o momento é complicado para pedir aumento salarial. Por outro lado, as empresas também se preocupam e sabem que é muito difícil conviver e principalmente manter colaboradores descontentes, especialmente se o motivo for o valor do salário. Reajustar a remuneração pode gerar um desafio financeiro para as companhias, mas ainda assim, é importante ouvir a equipe e conversar quando surge esse assunto.
Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, autor e palestrante, explica quais são as circunstâncias ideais para pedir um aumento e também para ceder, seja como chefe ou no próprio recursos humanos. "Qualquer pedido de aumento salarial deve ser estrategicamente pensado de acordo com os resultados que o colaborador traz. Se a resposta para o pedido for negativa, é preciso entender quais são os motivos, pode ser que não seja o melhor momento ou a empresa esteja passando por dificuldades", explica.
Portanto, para pedir um aumento salarial, a princípio, é necessário compreender como o trabalho está beneficiando a empresa, e caso não esteja, aumentar o ritmo para que esse processo seja mais fácil. "Mostrar resultados gera reconhecimento, que ajuda bastante no momento de realizar o pedido", afirma Alexandre.
O especialista também fala sobre a relação de chefes e funcionários. Para Slivnik, é fundamental reconhecer quando um colaborador faz grande diferença para o negócio. "O líder deve ser racional, pensar antes de tudo na situação da empresa, mas seja o empregado indispensável ou não e independente da resposta, precisa ser franco e dizer também as razões", explica.
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Geralmente, o aumento salarial acontece a partir do momento que a empresa reconhece uma possibilidade do trabalhador trazer resultados ainda melhores. Sem a motivação necessária, a situação pode ficar cada vez mais insustentável para todos os envolvidos no processo.
Por outro lado, a falta de valorização também pode ser um problema para o funcionário. Nesta situação, Alexandre recomenda que caso a resposta seja repetidamente negativa, talvez seja uma boa ideia trocar de ares e procurar um novo trabalho.
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