MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Confira cinco dicas para ter sucesso na primeira entrevista de emprego

O desafio de superar os demais concorrentes durante uma entrevista de emprego está cada vez mais acirrado. Confira algumas dicas de sucesso!

Entrevista Emprego
Entrevista Emprego - Shutterstock

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/08/2019, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O desafio de superar os demais concorrentes durante uma entrevista de emprego está cada vez mais acirrado. A dificuldade de encontrar uma boa oportunidade no mercado de trabalho faz com que muitas pessoas, especialmente os mais jovens em busca do primeiro emprego, fiquem ansiosas quando estão na frente do recrutador.

Aliás, a primeira entrevista de emprego costuma ser um momento cheio de expectativas e, claro, nervosismo. Na verdade, é comum que o candidato se sinta ansioso com este contato inicial com o recrutador, afinal de contas, o profissional que disputa uma vaga precisa se sair bem e mostrar seu potencial para alcançar a oportunidade desejada.

Pensando em facilitar a vida de muitos profissionais em busca de uma vaga no mercado de trabalho, o JC Concursos, em parceria com a Revelo, plataforma de recrutamento digital, selecionou cinco dicas de como ter sucesso no momento da primeira entrevista. Confira!

Estude muito sobre a empresa

O ponto inicial para ter êxito em uma entrevista de emprego é estudar bastante sobre a empresa que está com a oportunidade aberta. Saber mais sobre a companhia, conhecer sua história e pesquisar sobre o mercado em que ela atua, ajudam o candidato a ter mais segurança durante a conversa e, claro, a entender se de fato ele se encaixa no perfil procurado. Vale também dar atenção especial à missão, visão, valores, e informações sobre a cultura organizacional, programas de inovação, responsabilidade empresarial e outros temas institucionais.

Explore as mídias sociais e plataformas digitais da empresa - esta é uma oportunidade importante de conhecer alguns dos seus resultados e até mesmo de se conectar com pessoas que fazem parte do time. Pesquisar sobre a companhia é tão importante que, segundo o relatório "Candidate Experience 2017 da Talent Board", alguns dos principais canais utilizados pelos candidatos para buscar informações sobre a empresa foram o website, Linkedin, Facebook e sites que reúnem avaliações de colaboradores.

Revise e valorize seu currículo e portfólio

Para chegar preparado à entrevista, é fundamental revisar seu currículo e portfólio a fim de que ambos estejam atualizados e deem destaque aos projetos e colaborações anteriores que mais possam interessar o recrutador. Personalize seus materiais de apresentação para cada oportunidade em questão. Pense no portfólio como a prova mais contundente da sua experiência e habilidades profissionais. Ao conversar com o recrutador, fale com profundidade sobre os projetos mais impactantes, dando destaque ao contexto de cada realização.

Enfatize seus pontos fortes

Uma das técnicas mais eficientes para a primeira entrevista de emprego é conduzir a conversa focada em seus pontos fortes. Procure direcionar os assuntos para áreas que você realmente domina, salientando suas competências e habilidades. No entanto, não deixe de responder a qualquer pergunta do recrutador, inclusive aquelas mais delicadas, que podem fazer transparecer algum ponto que precise de melhorias na sua formação e carreira. Seja transparente durante a entrevista e todo o processo seletivo, e procure se referir a sua trajetória profissional como um processo de aprendizagem constante.

Mostre entusiasmo

As entrevistas para uma nova oportunidade profissional não precisam ser excessivamente formais. Use este tempo com o recrutador para demonstrar um entusiasmo genuíno pela vaga, tire todas as suas dúvidas e ouça com atenção as informações compartilhadas sobre a empresa e o cargo disponível. Demonstrar comprometimento com o trabalho, além de falar sobre sua aspiração por novos desafios, é sempre um ponto muito positivo.

Esteja disposto a aprender

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, largam na frente aqueles profissionais que se preocupam em adquirir novos conhecimentos. Por mais competente que você seja, é importante se mostrar disposto a aprender - o recrutador com certeza saberá reconhecer seu interesse e disposição. Para mostrar seu diferencial, fale sobre treinamentos, cursos, workshops e hackathons (maratona de programação), por exemplo, de que tenha participado, além de novos planos que podem te ajudar a se qualificar ainda mais.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.