MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Entenda o que é Síndrome do Impostor, condição que afeta 75% das profissionais

A Síndrome do Impostor faz com que profissionais não acreditem que sejam dignos de promoções ou que merecem seus cargos

75% das profissionais já tiveram sentimento da Síndrome do Impostor
75% das profissionais já tiveram sentimento da Síndrome do Impostor - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/03/2023, às 07h58 - Atualizado às 08h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mesmo entregando excelentes resultados e feedback positivos e você continua se sentindo incapaz ou não merecer de nenhum elogio, ou reconhecimento? Isso pode ser a Síndrome do Impostor. É uma condição pode atingir qualquer profissional e em qualquer área de atuação, causando prejuízos não apenas a saúde mental do trabalhador, mas também em sua carreira

Os profissionais que sofrem com Síndrome do Impostor possuem dificuldade em reconhecer suas conquistas e acreditam muitas vezes que não são dignos de promoção ou que vão ser demitidos a qualquer momento. Esse medo e dúvida de suas capacidades acabam impedindo que o trabalhador avance na sua carreira, temendo passar por situações vexatórias e humilhantes. 

As consequências são inúmeras, como perda de oportunidades, produtividade comprometida, insatisfação constante, procrastinação, esgotamento mental, Síndrome de Burnout e sobrecarga

Conforme dados de uma pesquisa realizada pela KPMG, 75% das profissionais de todos os setores e áreas já tiveram episódios da Síndrome do Impostor em algum momento de suas carreiras. Esse sentimento faz com que se sintam inseguras sobre suas carreiras e que são inadequadas ou qualificadas para continuarem com seus trabalhos. 

Como lidar com a Síndrome do Impostor

Porém, existem maneiras de contar esse sentimento de incapacidade no trabalho, como:

Evitando comparações: pode ser difícil não se comparar com algum colega de trabalho, porém, isso não vai levar a nada. Procure ver seus colegas como inspirações, uma forma de incentivar a atingir ainda mais conquistas. E é sempre importante ressaltar que as pessoas diferentes e com origens diferentes. Por isso, comparações não são justas. Cada profissional tem algo para oferecer, com qualidades e competências diferentes. Se concentra no que você já é bom e se tiver interesse, adquira novas habilidades. 

Procure um mentor: busque por alguém de confiança para poder te ajudar e guiar durante esse processo, principalmente quando você se sentir inseguro. Assim você vai conseguir desenvolver e melhorar seus pontos fracos e fortes. 

Lembre de suas conquistas: sempre lembre de todas as suas conquistas que teve profissionalmente e comemore cada uma delas, mesmo que sejam pequenas. Isso vai te lembrar ao longo do tempo que você é capaz e suficiente para ocupar e sua atual posição, além de te dar energia para que conquiste ainda mais coisas ao longo de sua carreira.

Caso seja necessário, não tenha medo de buscar ajuda profissional, como psicólogos, principalmente para entender a origem dessa insegurança. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.