Tudo Sobre

Empregos Legado das Águas 2020

Legado das Águas oferece vagas para guias e condutores

O processo seletivo do Legado das Águas será 100% on-line, mirando a retomada de suas atividades e, adaptando-se à nova rotina imposta pela pandemia



Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/05/2020, às 10h03 - Atualizado às 10h13

Legado das Águas
Divulgação

O Legado das Águas, maior reserva de Mata Atlântica do país, recebe inscrições para selecionar novos guias e condutores de ecoturismo de todo o Brasil, em especial do Vale do Ribeira e demais regiões do Estado de São Paulo. O processo seletivo será 100% on-line, mirando a retomada de suas atividades e, adaptando-se à nova rotina imposta pela pandemia.

Os condutores e guias de ecoturismo que desejam operar na área do Legado das Águas devem ser brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, ter a idade mínima de 18 anos; certificado de Curso de Primeiros Socorros válido; cópia do certificado de curso de Guia ou Condutor de Turismo, emitidos por instituição de notável saber ou reconhecida pelo Legado das Águas; CNPJ de empresa ou Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI). Todas as demais informações referentes às operações de ecoturismo no Legado das Águas estão disponíveis no edital de inscrição.

O profissional inscrito terá sua credencial aprovada depois de análise da documentação enviada, a ser confirmada após o prazo final de inscrição. Para integrar os profissionais aprovados, haverá um treinamento gratuito, com orientações de operação na Reserva. Os guias selecionados também poderão atender, esporadicamente, a demanda do Legado das Águas no atendimento a clientes.

De acordo com assessoria de imprensa, o objetivo é que o processo esteja concluído quando a Reserva retomar as suas atividades. Dentro das medidas que foram adotadas no período da quarentena, o Legado está fechado para atividades ao público desde o final de março e será reaberto em data ainda a ser definida. Após esse período de isolamento, a busca de lazer em áreas naturais poderá aumentar. Assim, os guias encontram no processo uma oportunidade de trabalho, em meio a esse período que tem impactado especialmente o setor de turismo.

"O Legado das Águas está inserido na região que concentra o maior remanescente de Mata Atlântica do país, com diversas possibilidades, sendo o ecoturismo uma delas. Ao abrir as nossas portas para guias, condutores e demais operadores, estamos fortalecendo a rede de turismo na região do Vale do Ribeira. Isso porque auxiliaremos estes parceiros na formatação de roteiros e pacotes, proporcionando uma rica experiência na floresta com diversas opções para os turistas tanto na Reserva, como nas cidades do território, beneficiando a todos", diz William Mendes, gestor de uso público e ecoturismo do Legado das Águas.

Legado das Águas: como se inscrever no processo seletivo

Os interessados têm até 10 de maio para se inscrever no site  www.legadodasaguas.com/homologacaodeguias. Mais informações e detalhes sobre o processo podem ser obtidas pelo e-mail inscricao.condutores@legadodasaguas.com.br

Os profissionais selecionados poderão levar seus próprios grupos, utilizando toda estrutura oferecida pelo local, que fica a cerca de duas horas de distância da capital paulista. A iniciativa também visa a fortalecer a Mata Atlântica como destino de ecoturismo e fomentar a economia da região, com o fortalecimento da rede de turismo no Vale do Ribeira, onde o Legado das Águas está inserido.

Legado das Águas: as atividades do guia ou condutor

O guia ou condutor que for aprovado terá à sua disposição diferentes atrativos turísticos do Legado das Águas. As opções incluem trekking de baixa, média e alta dificuldade, indicado para modalidades profissionais, além de trilhas de contemplação da natureza. Há também a Travessia, um trajeto de 23km em meio à Mata Atlântica, com visual de floresta tropical densa, e pernoite na mata.

Já para os operadores especializados em bike, a altimetria e solo da Reserva também reservam desafios para atletas ou pessoas que gostam de pedalar na natureza. Aos guias e condutores que atendem famílias, grupos de amigos, ou pessoas que querem descanso do agito das cidades, o Legado das Águas também tem diversas opções, desde banho de rio, caminhadas leves, passeios de barco, caiaque em águas calmas e trilha noturna. Profissionais de instituições de ensino e pesquisa que tenham certificado de condutor ou guia, também podem se inscrever para levar seu grupo para o Legado das Águas, pois há atividades noturnas de observação de astros e birdwatching (observação de aves). O Legado das Águas ainda dispõe de restaurante, pousada e área para camping.

Cada guia montará o seu roteiro, adequando às necessidades e preferências do grupo. Os preços das atividades ofertadas pelo Legado das Águas permanecerão os mesmos, sendo acrescido apenas os valores combinados com cada operador por serviços adicionais.

A parceria do Legado das Águas e condutores credenciados também tem como objetivo fortalecer a economia local. "A Mata Atlântica foi escolhida como um dos 52 lugares para ser visitado em 2020 pelo jornal americano New York Times. Atender o público nacional e internacional, sem dúvida é um desejo de toda rede de ecoturismo. Levando em conta o potencial do Vale do Ribeira, quanto mais preparada a região estiver para atender a essa demanda, melhor será o aproveitamento dessas oportunidades. Queremos ser um meio de fortalecimento dessa rede", finaliza William Mendes.

Contratação de jovens aprendizes aumenta

+ Resumo Empregos Legado das Águas 2020

Legado das Águas
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Condutor, Guia Turístico
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

04/05/2020 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
10/05/2020 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
empregosvagas de emprego

Comentários

Mais Lidas