MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O que faz um Técnico em Mineração?

A técnica de escavar garimpo em minas e extrair minérios aperfeiçoou-se ao longo dos anos e criou a necessidade de um profissional especializado

Técnico em Mineração
Técnico em Mineração - Shutterstock

Redação
Publicado em 18/11/2019, às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A expedição ao centro da Terra, há muito idealizada na imaginação do célebre autor Júlio Verne, foi uma das poucas obras por ele escritas que não se tornou realidade. Por se tratar de uma missão humanamente impossível, seja por causa das altas temperaturas do núcleo do nosso planeta ou por causa da espessura da crosta e do manto, o máximo que o ser humano já conseguiu chegar foi a 33 quilômetros de profundidade – o diâmetro da Terra é de 64 mil quilômetros abaixo da superfície. Na obra, escrita no século XIX, o excêntrico Professor Otto Lidenbrock, parte na companhia do seu inteligente sobrinho Axel e de Hans, o corajoso guia, em busca dos segredos das profundezas do planeta, onde os aventureiros se deparam com rios de lava e criaturas pré-históricas.

De volta ao planeta dos macacos, a técnica de escavar garimpo em minas e extrair minérios aperfeiçoou-se ao longo dos anos e criou a necessidade de um profissional especializado na área: o Técnico em Mineração.

Técnico em Mineração: As atividades da profissão

A mineração é entendida como a arte de se extrair da crosta terrestre minerais e rochas que possam ser úteis à humanidade. Tal atividade requer criteriosos estudos sobre a maneira mais adequada de extração, garantindo o menor risco possível de impacto ambiental na retirada de tais substâncias. Para isso, o Técnico em Mineração trabalha diretamente com modernos equipamentos, de primeira tecnologia, que facilitam a perfuração e causam menos danos ao ambiente. Muitas dessas máquinas assemelham-se a animais da fauna brasileira, aperfeiçoando os dons naturais para garantir mais eficiência na atividade.

A mineração envolve atividades de pesquisa mineral (que é a procura por substâncias minerais), a extração propriamente dita (ou lavra e meio ambiente) e o beneficiamento de minério (preparação para utilização da substância extraída por meio de britagem, moagem, peneiramento, flotação etc.).

O Perfil do Técnico em Mineração

O Técnico em Mineração trabalha a quilômetros abaixo da superfície da Terra e, por isso, é necessário possuir muita capacidade de adaptação a condições pouco convencionais e alta resistência ao ambiente em situações anormais de temperatura e pressão. A título de curiosidade, um quilômetro da superfície abaixo do nível do mar corresponde, até a saída da mina, a um edifício de mais de 300 andares.

“O mercado pede hoje, além da base conceitual, um profissional com perfil de liderança, bom relacionamento interpessoal, facilidade de comunicação, dinamismo e disposição para aprender constantemente”, comenta Guaracy Filho, especialista na área. O profissional afirma que disponibilidade para viagens é outro quesito fundamental. “Certas atividades são feitas no campo, em matas fechadas e afastadas dos grandes centros”, explica.

A falta de mão de obra especializada no mercado faz com que haja uma deficiência de profissionais técnicos aptos para o exercício das atividades referentes à mineração. “Hoje o setor vive uma fase muito boa e a indústria mineral está crescendo a taxas maiores que a média da indústria nacional. Nesse sentido, todas as áreas estão contratando”, ressalta Guaracy Filho.

Este texto foi atualizado em novembro de 2019.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.