MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Pesquisa revela aumento na contratação de brasileiros por empresas estrangeiras

Segundo a mesma pesquisa, o salário das vagas no modelo de trabalho remoto também tiveram aumento no Brasil

Homem trabalhando de home office
Homem trabalhando de home office - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/02/2023, às 08h04 - Atualizado às 08h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Não é mistério para ninguém que a pandemia de Covid-19 trouxe mudanças para o mercado de trabalho em todo mundo, trazendo agora, consequências como as grandes demissões que veem ocorrendo nas big techs devido ao aumento da contratação de profissionais para suprir demandas da época do coronavírus. 

Porém, mesmo nesse cenário de inflação e demissões, o Brasil foi o terceiro país em todo mundo que teve um aumento de pagamento para vagas de trabalho em home office (trabalho remoto) no ano passado. É o que aponta a terceira edição do Relatório Sobre Contratações Globais da Deel, uma empresa de recursos humanos que analisou 260 mil contratos feitos na plataforma em 160 países. 

Conforme dados do relatório, o Brasil teve um crescimento de 15% nos salários, em especial para vagas voltadas para a operações, serviços financeiros e criação de conteúdo. Ficando atrás apenas das Filipinas com 37% e da Índia com 17%. 

Aumento nas contratações de brasileiros

Outro ponto que o estudo revelou é que o Brasil ficou entre os três países que tiveram mais profissionais contratados globalmente, ficando em segundo lugar, dividindo o pódio com a Argentina, em primeiro lugar e a Colômbia, em terceiro. Isso foi possível devido à popularização de contratações internacionais no modelo home office, permitindo que brasileiros trabalhassem para empresas de fora ainda no país de origem.

Já sobre contratações de empresas brasileiras, as companhias nacionais buscam contratar mais profissionais argentinos, mexicanos, colombianos e estadunidenses. Principalmente desenvolvedores, engenheiros de software, executivos de vendas e de produtos.

Os profissionais brasileiros mais buscados por empresas estrangeiras em 2022 foram os Engenheiros de Software, Desenvolvedores de Software e Estatísticos. Os países que mais contrataram brasileiros no ano passado foram os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México e Austrália. 

Já a idade desses profissionais, conforme o relatório, 60% dos trabalhadores brasileiros, contratados pelas empresas estrangeiras, tem a idade entre 25 a 34 anos. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.