MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Pesquisa revela que 85% dos profissionais trocariam de emprego para terem mais dias em casa

Profissionais relatam que o retorno do trabalho presencial diminuiu a qualidade de vida e se sentem mais produtivos no trabalho remoto

Profissionais preferem trabalho remoto
Profissionais preferem trabalho remoto - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/05/2023, às 07h45 - Atualizado às 07h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma nova pesquisa revelou que os profissionais querem ficar mais dias no trabalho remoto, mesmo que isso signifique trocar de emprego. É o que revela o estudo realizado pela HR Tech Infojobs com o Grupo Top RH. 85% dos profissionais entrevistados disseram que trocariam de emprego se isso trouxesse mais dias de home office (trabalho remoto). 

Para poder realizar a pesquisa, feita em abril, contou com a participação de mais de mil participantes. O objetivo do estudo foi poder analisar como os profissionais estão se sentindo com o retorno do modelo de trabalho presencial. 65,4% dos entrevistados moram na região sudeste e possuem idade entre 25 a 44 anos. 20% trabalham no setor de tecnologia, 16,4% trabalham em serviços e 11,3% no financeiro. Entre os que responderam, 47,2% trabalham no modelo presencial; 33,2% no modelo híbrido e 19,5% no modelo remoto.

Além disso, os que vão dias presenciais, 55,7% disseram que trabalham presencialmente de cinco a seis vezes na semana e 23,7% trabalham de três a quatro vezes presencialmente.

Para a maioria dos entrevistados, o trabalho presencial é menos produtivo. 58,3% responderam que se sentem menos produtivos quando trabalham presencial e 21,3% se acham mais produtivos trabalham presencialmente. Além disso, teve uma queda para 64,4% na qualidade de vida para os profissionais que voltaram a trabalhar nos escritórios. 

Como aumentar a produtividade no trabalho remoto

Uma maneira eficaz de aumentar a produtividade no trabalho remoto é estabelecer uma rotina estruturada. Defina um horário regular para começar e terminar suas atividades diárias, assim como intervalos para descanso e refeições. Além disso, crie metas claras e específicas para cada dia ou semana, o que ajudará a manter o foco e a motivação. Ao seguir uma rotina consistente, você estará criando um ambiente propício para um trabalho produtivo e eficiente.

Outra dica importante é criar um espaço de trabalho dedicado em sua casa. Isso ajuda a separar a vida pessoal da profissional, permitindo que você se concentre melhor nas suas tarefas. Certifique-se de que o ambiente seja confortável, bem organizado e livre de distrações. Além disso, estabeleça limites com as pessoas ao seu redor, deixando claro que, quando estiver no seu espaço de trabalho, precisa de concentração e não deve ser interrompido a menos que seja algo urgente. Ter um espaço de trabalho adequado contribui para a produtividade ao criar um ambiente propício para se concentrar e realizar suas atividades com eficiência.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.