Saiba como se dar bem na entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um dos momentos mais importantes e, ao mesmo tempo, temidos de um processo seletivo, seja para uma vaga de trabalho, estágio ou trainee

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/01/2020, às 13h51 - Atualizado às 13h56

Entrevista emprego
Divulgação

A entrevista de emprego é um dos momentos mais importantes e, ao mesmo tempo, temidos de um processo seletivo, seja para uma vaga de trabalho, estágio ou trainee. Tanto os candidatos quanto os recrutadores sabem que é exatamente na entrevista que poderá ser definido o profissional escolhido para trabalhar na empresa. Mas como não ficar nervoso e colocar tudo a perder neste momento? Pensando nisso, conversamos com Filipe Sena, especialista em recursos humanos da Gi Group Brasil, sobre como lidar com o nervosismo diante de uma série de dilemas, tais como como responder e se destacar perante o entrevistador.

De acordo com o especialista, a dica é se preparar para a entrevista de emprego. Afinal de contas, esta é a etapa do processo de seleção que, em muitos casos, define na escolha do profissional

Vale destacar que na entrevista de emprego, o recrutador quer conhecer melhor o candidato, seus objetivos, trajetória profissional e as competências que tem. Por outro lado, vale lembrar que a ocasião também serve para o candidato avaliar se a vaga é adequada, se a proposta da empresa está dentro das suas expectativas e se encaixa nos seus objetivos.

Veja dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Confira, a seguir, quatro dicas para causar uma excelente impressão na hora da avaliação. As orientações são do especialista em RH, Filipe Sena.

  • Pesquise a empresa em que quer trabalhar: procure informações na internet e até conversando com conhecidos que trabalham lá sobre a história da companhia, sua atuação e diferenciais no mercado, visão, valores, produtos e serviços que oferece. Identifique ainda onde a empresa quer chegar e como pode contribuir para isso ao assumir a vaga em que está concorrendo.
  • Prepare-se para chegar cedo: estar na empresa na hora marcada é fundamental em entrevista de emprego. Portanto, veja com antecedência onde a empresa está localizada, qual o melhor trajeto e saia com antecedência para reduzir as chances de atraso. Leve em consideração as situações externas que podem acontecer, como trânsito, problemas técnicos no transporte, clima. Chegar em cima da hora pode te deixar mais ansioso e atrapalhar no seu raciocínio e desempenho durante a conversa com recrutador.
  • Confiança acima de tudo: não há fórmula mágica para acabar com ansiedade e nervosismo. Pois são reações naturais tanto para quem está em início de carreira quanto para os mais experientes. Confie em si mesmo, e destaque na entrevista a capacidade, as habilidades que possui, resultados importantes que conquistou durante a sua trajetória profissional e atividades que gosta de executar com prazer.
  • Respostas que devem ser evitadas: o importante é dar respostas coerentes e objetivas de acordo com suas competências. Cuidado com os exageros! Participar de um projeto é diferente de construir/liderar desde o começo. Evidencie as tarefas que desempenhou e resultados, sendo mais realista possível. E lembre-se: falar mal de empresas, colegas de trabalho, parceiros ou concorrentes não é adequado em nenhuma situação, pois vai contra os códigos de conduta e ferem ética profissional.

Currículo objetivo ou completo - Qual usar?

empregos

Comentários

Mais Lidas