MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Você sabe elaborar um bom currículo? Veja dicas de especialista!

Um dos motivos mais comuns para a desclassificação prematura dos candidatos é um currículo pouco atrativo. Saiba como fazer um currículo vencedor

Curriculo vencedor
Curriculo vencedor - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/01/2020, às 09h35 - Atualizado às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

É grande o número de candidatos que são vetados para uma vaga de emprego, estágio ou trainee muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Vale destacar que o bom currículo não se resume apenas em formatação e fonte de letra utilizada, mas principalmente na forma como o candidato evidencia suas habilidades e suas experiências profissionais.

“Ao contrário do que muitos pensam, existe sim uma maneira correta de se elaborar o currículo e este diferencial pode ser o que te falta para ganhar a devida visibilidade e a oportunidade de ser chamado para uma entrevista de emprego, te deixar mais próximo da sua tão sonhada vaga”, conta Claudia Deris, gestora de carreira.

De acordo com a gestora, o currículo continua segue como a principal a porta de entrada nas empresas, sejam elas de pequeno a médio porte. “Ter um currículo bem elaborado e que de fato evidencie os pontos fortes do candidato, faz toda a diferença para o recrutador na primeira etapa do processo seletivo, até porque o profissional que atua na área estará limitado à percepção do que está no currículo, ou seja, cabe ao candidato a missão conseguir passar um conteúdo prático, atrativo e fácil localização dos principais campos como experiência e treinamentos”, explica.

Claudia afirma que um currículo bem elaborado, onde as exposições das informações estão claras e bem colocadas é um dos fatores determinantes para que o candidato seja selecionado para participar do processo.

Para as pessoas que têm dificuldade em elaborar um bom currículo, ou que desejam dar mais visibilidade às suas habilidades técnicas e comportamentais, a gestora dá uma dica importante: “Pare de copiar modelos de currículos que se assemelham ao seu cargo, pois estará perdendo a grande oportunidade de utilizar esta ferramenta tão poderosa a seu favor. O cuidado com a carreira também se percebe na simples elaboração de um currículo”.

Dicas para fazer um currículo vencedor

Pensando em auxiliar os trabalhadores, o JC Concursos selecionou algumas dicas para ter um currículo vencedor, facilitando que os candidatos deixem uma boa impressão logo no primeiro contato com a empresa que pretender atuar.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com ‘capacidade de liderança eficaz’, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

Currículo objetivo ou completo - Qual usar?

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.