MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Saiba o que NÃO fazer durante uma entrevista de emprego

O JC Concursos preparou uma lista de 10 dicas sobre o que você não deve fazer durante uma entrevista de emprego

Saiba o que você não deve fazer durante uma entrevista de emprego
Saiba o que você não deve fazer durante uma entrevista de emprego - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/03/2023, às 10h06 - Atualizado às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ser chamado para uma entrevista de emprego, além de ser um bom sinal, é um momento crucial para saber se vai ser contratado ou não. Por isso, conseguir se comportar de forma adequada é muito importante, já que nesse caso, a primeira impressão é a que fica. 

Existem várias formas de se preparar para uma entrevista, como realizando pesquisa sobre a empresa, conhecer melhor a cultura, se preparar para as perguntas mais feitas durante a entrevista, etc.

10 coisas que você NÃO deve fazer em uma entrevista

Para que você possa causar uma boa impressão e aumentar suas chances de conseguir a tão sonhada a vaga, confira essas dicas:

Não chegue atraso: tente chegar alguns minutos antes da hora marcada para a entrevista. A pontualidade é um bom sinal e sempre ganha pontos, isso é uma forma de falar que as chances de que vai chegar atrasar ao trabalho são menores. Caso não tenha segurança ou conheça o trajeto até a entrevista, dê uma olhada no caminho ou mapa alguns dias antes e também esteja preparado para o trânsito. 

Não se vestir inadequadamente: vista-se de forma profissional e adequada ao ambiente de trabalho da empresa. Se ainda tem dúvidas sobre o que vestir, verifique as redes sociais da empresa e veja como as pessoas costumam usar. Por exemplo, em start ups que possuem um ar mais despojado, provavelmente ir de terno não seja uma boa opção, mas ir com roupas curtas, decotadas ou com estampas também não é o ideal.

Não falar mal de empregos anteriores ou de outras pessoas: mantenha uma atitude positiva e evite falar mal de outras pessoas ou empresas. É normal que o recrutador pergunte porque você saiu do seu antigo trabalho ou como era sua rotina, mas evite falar alguma coisa negativa. Isso deixa a impressão que você vai repetir o mesmo caso saia da empresa. 

Não responder às perguntas de forma evasiva: seja honesto e direto ao responder às perguntas que são feitas. Também não fale demais, seja claro. Caso ainda tenha dúvidas sobre como responder, o JC separou uma lista de como responder às perguntas mais feitas em uma entrevista

Não usar gírias ou linguagem inapropriada: mantenha um vocabulário profissional e evite usar gírias ou linguagem inapropriada. 

Não interromper o entrevistador: escute atentamente as perguntas do entrevistador e evite interrompê-lo. O recrutador vai te conceder momentos para que você responda às perguntas e também vai deixar que tire todas as suas dúvidas sobre o cargo e a empresa. 

Não mentir ou exagerar suas habilidades: seja honesto sobre suas habilidades e experiências, caso contrário, as consequências podem ser maiores caso seja contratado e não consiga exercer a função. Além disso, recrutadores são treinados para identificar mentiras. 

Não deixar de fazer perguntas:faça perguntas sobre a empresa e o trabalho, mostrando interesse em saber mais sobre a oportunidade. Isso vai fazer com que o recrutador perceba que você quer trabalhar na empresa e tem curiosidade em aprender mais sobre. 

Não mostrar desinteresse ou falta de entusiasmo: demonstre entusiasmo e interesse na oportunidade de trabalho. Porém, tudo com equilíbrio, não seja exagerado ao fazer isso ou puxe muito o saco do recrutador. Diga que está interessado, pesquisou sobre a vaga, se identifica com a cultura e por isso quer a vaga. 

Não esquecer de agradecer o entrevistador: envie um e-mail ou carta agradecendo o entrevistador pela oportunidade de entrevista, mas nada de exageros ou importunar o recrutador. Espere alguns dias também para entrar em contato e saber como anda sua posição no processo seletivo. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.