MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Trabalho freelancer: veja as profissões com mais vagas para 2022

Dados da startup Closeer, que conecta empresas e profissionais por meio de um aplicativo, mostram quais funções estão gerando mais oportunidades

Trabalho freelancer
Trabalho freelancer - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 19/01/2022, às 11h17 - Atualizado às 11h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Seja como fonte de renda principal ou como ganhos extras, os brasileiros estão cada vez mais adeptos ao trabalho freelancer. É muito comum ver profissionais desempegados fazendo algum tipo de “bico”, ou seja, trabalho informal temporário, para complementar a renda. Para 2022, a Closeer, startup que conecta empresas e profissionais que buscam por vagas de trabalho por meio de um aplicativo, listou 5 profissões que mais tiveram crescimento de demanda nos últimos 6 meses.

O CEO da empresa, Walter Vieira, comentou sobre cada uma das profissões que devem gerar novas vagas no mercado de trabalho, explicando porque devem se manter em crescimento em 2022. Confira!

1) Camareira

Segundo a Closeer, esta foi a profissão que apresentou o maior aumento de vagas na plataforma, crescendo 386% durante o período avaliado. "Como o setor hoteleiro é um dos que mais operam com vagas temporárias e freelancers, é normal esse surgimento considerável de mais vagas, considerando o período de retomada do turismo. Por outro lado, as vagas para camareiras apresentam muita dificuldade de preenchimento, pois falta mão de obra qualificada", afirma Walter Vieira.

2) Ajudante Geral

"Esta função está presente em diversos setores, por isso está sempre em alta quando se trata de oportunidades de trabalho. O crescimento das vagas foi de 376%", informa Walter.

3) Garçom/Garçonete

Por se tratar do mercado de foodservice, um dos mais visados na plataforma, o crescimento de vagas nos últimos seis meses foi de 180%. Para o CEO da Closeer, já era esperado este movimento, considerando que, a esta altura da pandemia, não há tantas restrições e os estabelecimentos funcionam normalmente.

4) Ajudante de Cozinha

"Aqui vale o mesmo da função anterior. Muitos restaurantes tiveram que demitir seus funcionários durante o período mais crítico da pandemia. Como agora eles precisam reforçar e reorganizar suas equipes de forma rápida, há muitas vagas e tecnologia pode auxiliar nesse processo. Na reta final do ano passado, a demanda por ajudantes de cozinha cresceu 168%", explica Vieira.

5) Atendente

Apesar de necessária em diversos setores, esta função também figura entre as que sobram vagas por falta de profissionais qualificados. O crescimento de oportunidades, nos últimos meses, foi de 46%.

Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja uma vaga de emprego, estágio ou trainee, fique ligado no site do JC Concursos! Na editoria de empregos, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos, dicas de carreira e muito conteúdo sobre empregabilidade para trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e de todo o Brasil. O JC ainda dispõe de uma página exclusiva com informações sobre empresas da iniciativa privada com vagas abertas no momento.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.