MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Veja como equilibrar vida pessoal e vida profissional

Segundo pesquisa, 40% dos profissionais já pediram demissão de seus empregos porque não oferecia equilíbrio entre vida pessoal e profissional

É possível encontrar o equilíbrio entre ambas as coisas
É possível encontrar o equilíbrio entre ambas as coisas - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/02/2023, às 08h54 - Atualizado às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Busca por empregos que permitam um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional vem sendo muito debatido dentro do mercado de trabalho. Por isso muitos profissionais estão em busca de vagas que possuam horários mais flexíveis e até mesmo chegando a pedir demissão caso a vaga não permita. Pelo menos é o que revelou uma pesquisa chamada Workmonitor da Randstad

Conforme o estudo realizado com 35 mil profissionais de 34 países, 31% dos profissionais brasileiros responderam já pediram demissão porque o emprego não oferecia horários flexíveis e 40% porque a vaga não permitia o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Pensando nisso, o JC Concursos separou uma lista de dicas para você equilibrar a vida pessoal com a profissional da melhor maneira.

3 dicas para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Defina os seus objetivos pessoais e profissionais

Ao ter esses objetivos de maneira clara, você consegue determinar o que é mais importante para a sua vida e como você pretende alcançar este objetivo. Assim fica mais fácil de seguir uma direção e tomar decisões, mantendo um equilíbrio entre ambas as coisas. 

Os objetivos pessoais podem ser como desenvolver relacionamentos saudáveis e se manter ativo fisicamente, ou viajar. Os objetivos profissionais podem incluir promoções no emprego, aprimorar ou aprender novas habilidades, etc. 

Saiba priorizar e seja realista 

Com o surgimento de muitas demandas, é fácil o profissional sentir-se sobrecarregado, por isso saiba priorizar as atividades e ser realista com o que pode ser alcançada ou não. Assim, você vai se manter mais concentrado e pensar de forma eficiente. 

Estabeleça prioridades, considerando as suas responsabilidades pessoais e profissionais, com objetivos e metas. Também é importante ter em mente que as prioridades podem mudar ao longo do tempo; por isso, é necessário ser mais flexível as mudanças.

Mantenha horários definidos e não leve trabalho para casa

A tecnologia veio para ajudar e facilitar a vida de muitos profissionais, mas também acabou causando mais trabalho, já que o contato ficou mais simplificado. Por isso é necessário manter horários definidos em relação quando começar e terminar o trabalho e também tomar cuidado para não levar alguma atividade para casa, quando é o momento de descanso. 

Mesmo que seja difícil desligar, gradualmente e com treino, será mais fácil estabelecer limites entre ambas as coisas, alcançando uma rotina mais saudável e com menos sobrecarga. 

Outras dicas são reservar tempo semanalmente para fazer atividades que você considera importante, como hobbies, tempo com a família e amigos. Também não tenha medo de pedir ajuda quando se sentir sobrecarregado e mantenha uma boa rotina de sono e de alimentação, necessárias para uma vida mais saudável. 

A flexibilidade também é algo importante, e não apenas no sentido do empregador, mas como profissional. Saiba ser flexível quando for necessário e esteja disposto a ajudar horários de trabalho e atividades pessoais quando houver necessidade. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.