MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Instituto dará bolsas de R$ 25 mil a negros

Candidatos afro-descendentes que tenham o objetivo de se tornar diplomatas podem concorrer.

Redação
Publicado em 16/12/2008, às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Candidatos afro-descendentes que tenham o objetivo de se tornar diplomatas têm à sua disposição o Programa Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia, que oferece bolsas de R$ 25 mil destinadas ao custeio de estudos preparatórios ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, do Instituto Rio Branco (IRBr).

A iniciativa é do próprio Instituto e do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a finalidade de ampliar as oportunidades de acesso e incentivar o ingresso de negros na diplomacia.

Os interessados devem se inscrever gratuitamente até o próximo dia 26 no site www.cespe.unb.br/concursos/irbrbolsa2008. Além disso, deve remeter via Sedex toda a documentação exigida no edital, que pode ser consultado ao final desta matéria.

É necessário, além de ser brasileiro e afro-descendente, ter idade mínima de 18 anos, ter concluído curso superior ou concluí-lo ainda este ano, e possuir currículo na Plataforma Lattes (lattes.cnpq.br/index.htm).

A seleção terá duas etapas: a primeira consistirá em prova objetiva de Língua Portuguesa, História do Brasil e Política Internacional, a ocorrer em 10 de janeiro, e em prova de redação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, a ser aplicada no dia seguinte. Na etapa seguinte, será feita a análise da documentação encaminhada, além de uma entrevista técnica.

Outras informações podem ser obtidas no site citado ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB: (61) 3448-0100, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 19h.

Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Rio Branco

Rio Branco
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

16/12/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.