Tudo Sobre

Concurso Profissões e Cursos

BIOMEDICINA

Buscando soluções em Saúde...



Redação
Publicado em 29/01/2007, às 12h00

Depois de abordar a carreira de Quiropraxia, que trata das disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético, eis que agora, na seção “Profissões & Cursos”, irá se falar sobre a profissão do Biomédico, outra atividade da área da Saúde, fundamental para diagnósticos de doenças

O curso de Biomedicina surgiu, inicialmente, com o nome de Ciências Biológicas – Modalidade Médica, em 1966, na Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP). O objetivo era, na época, formar docentes especializados na área da Saúde para ministrar aulas nas disciplinas básicas (tais como Anatomia, Histologia, Fisiologia etc), cuja carência era muito grande.

Com o tempo, os Biomédicos passaram a usar seus conhecimentos nos diferentes setores da Saúde, para desenvolverem planos de pesquisa na área. “Hoje, o Biomédico é um profissional da Saúde com importante papel no diagnóstico de doenças”, ressalta o coordenador do curso de Biomedicina da Uninove, José Augusto Peres.

 O profissional deve ter amplo conhecimento de todo o processo saúde-doença e visão integrada entre as diferentes áreas de atuação. “O Biomédico é um profissional com atribuições específicas e deve ter uma formação generalista, crítica, reflexiva e humanista. No entanto, é importante que o profissional possua um conhecimento mais aprofundado em determinadas áreas para que desempenhe adequadamente uma função específica com competência”, completa a coordenadora do curso de Biomedicina da Unip, Sandra Heloísa Penteado.

ATIVIDADES

De acordo com o coordenador da Uninove, o Biomédico é o profissional capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem.

Em análises clínicas, o Biomédico pode participar da coleta de material, da realização e da interpretação de exames, da emissão de laudos e pareceres. “Nesse caso, é importante que o profissional possua o conhecimento das técnicas usadas na realização dos exames, no manuseio adequado dos equipamentos e reagentes, além de entender as características da biossegurança e o controle de qualidade laboratorial”, enfatiza Sandra.

Ainda segundo a professora, o Biomédico pode, também, assumir a responsabilidade técnica para empresas que comercializam, importam e exportam produtos para laboratórios de análises clínicas. Em indústrias químicas e biológicas, o Biomédico pode assumir a responsabilidade técnica pela produção, execução e controle de qualidade de reagentes usados na identificação de patógenos, bem como no desenvolvimento de vacinas, soros etc.

“Há, também, o desenvolvimento de atividades na Bioengenharia, onde o profissional participa do desenvolvimento de softwares e equipamentos para diagnóstico; na área de Engenharia Genética, sendo responsável pela análise de exames (de DNA, por exemplo); em banco de sangue, exercendo serviços de hemoterapia e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados; análises ambientais das condições físico-químicas e microbiológicas do ambiente; análise de imagens, pesquisa, entre outros”, enumera a coordenadora da Unip.

CURSO

A graduação em Biomedicina pode habilitar o profissional a exercer a profissão, após obter adequado conhecimento teórico e instrumentalização técnica de forma que se torne apto a assumir responsabilidades. (O.B.)

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas