MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

ENGENHARIA AMBIENTAL

Chega de meio ambiente. Lute por um inteiro!

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Muitos se perguntam: o que está acontecendo com o mundo? A resposta para tudo isso é muito simples e, ao mesmo tempo, alarmante, já que essas tragédias são conseqüência dos atos irresponsáveis do próprio homem.

ATIVIDADE

A principal atribuição do Engenheiro Ambiental é realizar projetos voltados para o aproveitamento racional dos recursos naturais. O profissional também é responsável pela conservação e gestão desses recursos, fazendo avaliações de impacto ambiental.

“O Engenheiro Ambiental deve estar preparado para investigar, diagnosticar e obter prognósticos sobre os efeitos e impactos que podem ser causados ao meio ambiente”, completa Maria Lúcia. Por isso, é fundamental estar a par de tecnologias e mecanismos que tenham potencial para reduzir ou minimizar esses impactos de forma efetiva, revertendo situações críticas e adequando-as de forma a produzir uma sadia qualidade de vida a todos. O Engenheiro Ambiental tem, portanto, o desafio de conservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento econômico.

CURSO

A profissão é relativamente nova no País e, em função disso, são poucos os cursos de graduação oferecidos pelas universidades. Na faculdade, o aluno é preparado para trabalhar a questão ambiental sem perder de vista o desenvolvimento econômico.

O curso de Engenharia Ambiental oferecido pela UNESP de Sorocaba, por exemplo, permite que os alunos adquiram conhecimentos na área de Exatas para corrigir problemas existentes e estimar, de forma antecipada, os efeitos e impactos que podem ser causados ao meio ambiente. Para tanto, além das disciplinas básicas, o aluno aprende, também, matérias nas áreas de Biologia, Geologia, Climatologia, Hidrologia, Ecologia, Hidráulica, Irrigação e Drenagem, Cartografia, Sensoriamento Remoto, entre outras.

“O perfil do aluno que se pretende formar é de um profissional que tem competência para integrar equipes multidisciplinares e que tenha capacidade de desenvolver tecnologias voltadas para o meio ambiente”, completa Maria Lúcia. Quando se formar, o profissional estará habilitado a cumprir todas as etapas relacionadas à utilização de recursos naturais, indo desde estudo de projetos, passando pela operação e gerenciamento até chegar à avaliação de obras.

MERCADO

De acordo com a coordenadora da Unesp, é comum achar que o Engenheiro Ambiental trabalha apenas no meio rural ou em locais preservados mas, segundo ela, isso não é verdade. “A principal área de atuação do profissional está muito mais ligada a regiões urbanizadas, onde, verdadeiramente, os problemas ambientais acontecem, devido à ação do homem”, ressalta.

A área de atuação do Engenheiro ambiental é bastante ampla. Ele pode atuar em indústrias, centros de pesquisas, agências reguladoras, órgãos executores de gerenciamento e controle, organizações não-governamentais etc. “Por ser uma área recente e devido à preocupação na exploração do ambiente de forma sustentável, este profissional se faz cada vez mais necessário. É um mercado bastante promissor e há poucos profissionais na área”, conclui a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da UNESP.

Olívia Bulla
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.