Chega de meio ambiente. Lute por um inteiro!
Muitos se perguntam: o que está acontecendo com o mundo? A resposta para tudo isso é muito simples e, ao mesmo tempo, alarmante, já que essas tragédias são conseqüência dos atos irresponsáveis do próprio homem.
ATIVIDADE
A principal atribuição do Engenheiro Ambiental é realizar projetos voltados para o aproveitamento racional dos recursos naturais. O profissional também é responsável pela conservação e gestão desses recursos, fazendo avaliações de impacto ambiental.
“O Engenheiro Ambiental deve estar preparado para investigar, diagnosticar e obter prognósticos sobre os efeitos e impactos que podem ser causados ao meio ambiente”, completa Maria Lúcia. Por isso, é fundamental estar a par de tecnologias e mecanismos que tenham potencial para reduzir ou minimizar esses impactos de forma efetiva, revertendo situações críticas e adequando-as de forma a produzir uma sadia qualidade de vida a todos. O Engenheiro Ambiental tem, portanto, o desafio de conservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento econômico.
CURSO
A profissão é relativamente nova no País e, em função disso, são poucos os cursos de graduação oferecidos pelas universidades. Na faculdade, o aluno é preparado para trabalhar a questão ambiental sem perder de vista o desenvolvimento econômico.
O curso de Engenharia Ambiental oferecido pela UNESP de Sorocaba, por exemplo, permite que os alunos adquiram conhecimentos na área de Exatas para corrigir problemas existentes e estimar, de forma antecipada, os efeitos e impactos que podem ser causados ao meio ambiente. Para tanto, além das disciplinas básicas, o aluno aprende, também, matérias nas áreas de Biologia, Geologia, Climatologia, Hidrologia, Ecologia, Hidráulica, Irrigação e Drenagem, Cartografia, Sensoriamento Remoto, entre outras.
“O perfil do aluno que se pretende formar é de um profissional que tem competência para integrar equipes multidisciplinares e que tenha capacidade de desenvolver tecnologias voltadas para o meio ambiente”, completa Maria Lúcia. Quando se formar, o profissional estará habilitado a cumprir todas as etapas relacionadas à utilização de recursos naturais, indo desde estudo de projetos, passando pela operação e gerenciamento até chegar à avaliação de obras.
MERCADO
De acordo com a coordenadora da Unesp, é comum achar que o Engenheiro Ambiental trabalha apenas no meio rural ou em locais preservados mas, segundo ela, isso não é verdade. “A principal área de atuação do profissional está muito mais ligada a regiões urbanizadas, onde, verdadeiramente, os problemas ambientais acontecem, devido à ação do homem”, ressalta.
A área de atuação do Engenheiro ambiental é bastante ampla. Ele pode atuar em indústrias, centros de pesquisas, agências reguladoras, órgãos executores de gerenciamento e controle, organizações não-governamentais etc. “Por ser uma área recente e devido à preocupação na exploração do ambiente de forma sustentável, este profissional se faz cada vez mais necessário. É um mercado bastante promissor e há poucos profissionais na área”, conclui a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da UNESP.
Olívia Bulla
Reportagem/SP
Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.