MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

OFICIAL DE POLÍCIA MILITAR

Em nome da segurança pública...

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 11h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Confira, a seguir, entrevista exclusiva com a 1º Tenente Feminino da PM, Cleodecir Aparecida Zonato Éder, chefe da seção de Comunicação Social da APMBB.

JC&EFale sobre a profissão de Oficial de Polícia Militar.
Tenente Cleodecir (APMBB) – O Oficial da PM é o responsável pelo gerenciamento da Segurança Pública em todo o Estado de São Paulo. Além de atividades operacionais, ele também atua nas áreas especializadas, como o Corpo de Bombeiros, o Policiamento Ambiental, de Trânsito e de Praças Desportivas.

JC&EAgora conte-nos sobre o curso de Oficial de Polícia Militar da APMBB.
APMBB – O Curso de Formação de Oficiais tem duração de quatro anos e carga horária de 6.460 horas/aula, que envolve disciplinas curriculares relacionadas a todos os ramos do Direito, além de matérias de Policiamento (em todas as suas modalidades), de Defesa Pessoal e de Artes Marciais, Tiro, Educação Física, Sociologia, Psicologia e outras ligadas à Administração.

JC&EDo que o aluno precisa gostar para vencer nessa profissão?
APMBB – É preciso, em primeiro lugar, gostar da atividade policial militar e depois ser uma pessoa dedicada aos estudos, uma vez que o curso é classificatório, além de ter garra e empenho para desenvolver as atividades exercidas. O curso é voltado especialmente às pessoas com aptidão para a área de Humanas, uma vez que também desenvolvemos atividades de cunho social como, por exemplo, o atendimento de 100 mil ocorrências de caráter social, por mês. Estas ocorrências tratam-se de partos, socorro a pessoas etc. Para ser um bom policial, o candidato deve entender que a escolha desta carreira é muito mais que uma profissão, apenas. É uma escolha de vida, pois é necessário muito empenho, dedicação e esforço e até deixar de lado interesses pessoais em favor dos interesses de todos.

JC&EQuais os pontos positivos nessa área?
APMBB – Os pontos positivos da carreira são: poder atuar de forma presente na segurança do Estado de São Paulo, garantindo a efetividade desta segurança; auxiliar a população em suas necessidades, atuando até mesmo onde outros órgãos não têm acesso; além da estabilidade e da possibilidade de galgar degraus rumo ao último posto da carreira, que é o de Coronel da PM.

JC&EE quanto aos aspectos menos favoráveis da profissão?
APMBB – Os pontos negativos dessa carreira são a rotina atribulada e, muitas vezes, desgastante, o que torna nossa tarefa um tanto quanto estressante e, devido à total dedicação dos policiais à profissão, às vezes a vida pessoal é deixada um pouco de lado, em detrimento da causa pública.

JC&EQual a remuneração inicial e final de um profissional desta área?
APMBB – Para ser policial é necessário ter muito amor à profissão e a certeza de que nunca irá enriquecer. Nossos salários são suficientes para viver com dignidade, embora qualquer trabalhador sempre clame por melhores salários.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.