Homens de branco
O Farmacêutico é o profissional especializado na identificação e manipulação de substâncias químicas para a produção de medicamentos e cosméticos. É sua função, também, orientar pacientes quanto ao uso adequado de remédios. Colabora, ainda, na produção e na conservação industrial de alimentos. Segundo o Farmacêutico Luís Antônio Baffile Leoni, coordenador do curso de Farmácia da Universidade São Judas Tadeu, na Zona Leste de São Paulo, o profissional de Farmácia pode trabalhar em mais de 17 setores diferentes.
“Em geral, a população pensa que ele trabalha somente em farmácias, mas esse setor é apenas um dos muitos em que poderá atuar”, enfatiza Leoni. E continua: “o Farmacêutico encontra campo também em farmácia de manipulação, farmácia homeopática, farmácia hospitalar, vigilância sanitária de alimentos, cosméticos e medicamentos, indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos, indústrias de alimentos, indústrias de saneantes [produtos controlados pela Vigilância Sanitária, usados para lavar louças (detergentes domésticos), matar microrganismos, como as bactérias (esterilizantes e desinfetantes hospitalares e desinfetantes domésticos) e para combater pragas (inseticidas, repelentes e raticidas)], indústrias de matérias-primas para medicamentos, cosméticos e alimentos, laboratórios de análises clínicas, laboratórios de análises toxicológicas, análises periciais diversas, empresas de tratamento e análise de água, entre outros”, relaciona.
CURSO
Para atuar como Farmacêutico, é preciso obter o diploma de conclusão do curso superior em Farmácia, que tem duração média de 4 anos. Os estudantes dessa modalidade têm, ainda, de fazer estágio obrigatório. Leoni explica: “os primeiros 2 anos da formação apresentam disciplinas básicas, tanto da área Biológica quanto da área Química: Anatomia Humana, Fisiologia, Genética, Bioquímica, Química Orgânica, Química Analítica, entre outras. Nos últimos anos, os alunos têm contato com disciplinas profissionalizantes, tais como Farmacologia, Hematologia, Imunologia e Microbiologia Clínica, Farmacotécnica, Controle de Qualidade, Química de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Cosmetologia e Parasitologia Clínica”.
PERFIL
Para o coordenador do curso da São Judas, o aluno dessa carreira deve gostar das disciplinas de Química e Biologia. “Dependendo da área na qual o profissional irá atuar, o mesmo poderá ter contato direto ou não com o público, portanto a capacidade de expressão, raciocínio lógico e dedicação são requisitos básicos para gostar de atuar na área”, diz.
MERCADO
De acordo com Leoni, as indústrias farmacêuticas e cosméticas estão em plena expansão, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. Para o educador, a grande oferta de vagas para farmacêuticos no mercado em geral, principalmente em farmácias, drogarias e grandes redes, é, de fato, o principal ponto positivo dessa profissão. “Por outro lado, devido à grande amplitude de atuação, o recém-formado costuma ter dificuldade em escolher a área em que deverá atuar. Geralmente, ele acaba optando pela oportunidade de emprego de maior destaque no momento em que se forma. Atualmente, considero promissora a atuação em farmácias, realizando trabalhos de atenção farmacêutica, o trabalho em projetos de pesquisa clínica, em processos de desenvolvimentos de novos medicamentos ou formulações cosméticas, a atuação em toxicologia e análises clínicas ou em farmacovigilância”, finaliza Leoni.
Rogerio Jovaneli
Siga o JC Concursos no Google News
Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.