MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

FARMÁCIA

Homens de branco

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Farmacêutico é o profissional especializado na identificação e manipulação de substâncias químicas para a produção de medicamentos e cosméticos. É sua função, também, orientar pacientes quanto ao uso adequado de remédios. Colabora, ainda, na produção e na conservação industrial de alimentos. Segundo o Farmacêutico Luís Antônio Baffile Leoni, coordenador do curso de Farmácia da Universidade São Judas Tadeu, na Zona Leste de São Paulo, o profissional de Farmácia pode trabalhar em mais de 17 setores diferentes.

“Em geral, a população pensa que ele trabalha somente em farmácias, mas esse setor é apenas um dos muitos em que poderá atuar”, enfatiza Leoni. E continua: “o Farmacêutico encontra campo também em farmácia de manipulação, farmácia homeopática, farmácia hospitalar, vigilância sanitária de alimentos, cosméticos e medicamentos, indústrias de medicamentos, indústrias de cosméticos, indústrias de alimentos, indústrias de saneantes [produtos controlados pela Vigilância Sanitária, usados para lavar louças (detergentes domésticos), matar microrganismos, como as bactérias (esterilizantes e desinfetantes hospitalares e desinfetantes domésticos) e para combater pragas (inseticidas, repelentes e raticidas)], indústrias de matérias-primas para medicamentos, cosméticos e alimentos, laboratórios de análises clínicas, laboratórios de análises toxicológicas, análises periciais diversas, empresas de tratamento e análise de água, entre outros”, relaciona.

CURSO

Para atuar como Farmacêutico, é preciso obter o diploma de conclusão do curso superior em Farmácia, que tem duração média de 4 anos. Os estudantes dessa modalidade têm, ainda, de fazer estágio obrigatório. Leoni explica: “os primeiros 2 anos da formação apresentam disciplinas básicas, tanto da área Biológica quanto da área Química: Anatomia Humana, Fisiologia, Genética, Bioquímica, Química Orgânica, Química Analítica, entre outras. Nos últimos anos, os alunos têm contato com disciplinas profissionalizantes, tais como Farmacologia, Hematologia, Imunologia e Microbiologia Clínica, Farmacotécnica, Controle de Qualidade, Química de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Cosmetologia e Parasitologia Clínica”.

PERFIL

Para o coordenador do curso da São Judas, o aluno dessa carreira deve gostar das disciplinas de Química e Biologia. “Dependendo da área na qual o profissional irá atuar, o mesmo poderá ter contato direto ou não com o público, portanto a capacidade de expressão, raciocínio lógico e dedicação são requisitos básicos para gostar de atuar na área”, diz.

MERCADO

De acordo com Leoni, as indústrias farmacêuticas e cosméticas estão em plena expansão, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. Para o educador, a grande oferta de vagas para farmacêuticos no mercado em geral, principalmente em farmácias, drogarias e grandes redes, é, de fato, o principal ponto positivo dessa profissão. “Por outro lado, devido à grande amplitude de atuação, o recém-formado costuma ter dificuldade em escolher a área em que deverá atuar. Geralmente, ele acaba optando pela oportunidade de emprego de maior destaque no momento em que se forma. Atualmente, considero promissora a atuação em farmácias, realizando trabalhos de atenção farmacêutica, o trabalho em projetos de pesquisa clínica, em processos de desenvolvimentos de novos medicamentos ou formulações cosméticas, a atuação em toxicologia e análises clínicas ou em farmacovigilância”, finaliza Leoni.

Rogerio Jovaneli

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.