MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

FÍSICA

Cientistas a serviço da humanidade...

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Área ligada às Ciências Exatas, a Física se destaca pela sua abrangência, desde fenômenos atômicos até o estudo de galáxias. O progresso da Física contemporânea tem influenciado de maneira marcante outras áreas do conhecimento, sendo responsável pela criação de novas tecnologias. “O Físico tem um amplo leque de opções, podendo se envolver em pesquisa básica ou tecnológica, entre as quais eu citaria óptica, biotecnologia, desenvolvimento de novos materiais, simulação computacional, entre outras”, destaca Lidério Ioriatti, presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo (IFSC-USP).

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O estudante que se interessa pela área poderá seguir dois caminhos: tonar-se professor, o que exige diploma de Licenciatura em Física, ou, ainda, seguir carreira como pesquisador. Nesse caso, deverá matricular-se em um curso de Bacharelado.

“Para aqueles que desejam uma carreira acadêmica, o ideal seria iniciar como Professor em uma universidade onde se faça pesquisa. Todavia, isso implica ter concluído um doutoramento, ou mesmo um pós-doutoramento em Física. Já aqueles que têm uma visão mais pragmática da profissão, o recomendável seria empregar-se nos Departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas ou Institutos de Pesquisa Industrial, públicos ou privados. Uma terceira alternativa seria a de iniciar-se em uma empresa de alta tecnologia, o que naturalmente implica em se ter uma boa idéia e que ela seja economicamente viável. Oportunidades de financiamento e apoio existem, particularmente no Estado de São Paulo”, explica Ioriatti.

CURSO

Segundo o educador da USP, nos cursos tradicionais de Física, os estudantes recebem uma sólida formação em Física Teórica e Experimental. “Durante os quatro anos de duração, o aluno recebe formação em Física Clássica, Mecânica Quântica, Física Estatística e Computação Científica, que o capacita a desenvolver pesquisa básica ou tecnológica em Semicondutores, Metais, Polímeros, Cristalografia, Ressonância Magnética, Biofísica, Física Nuclear, Cosmologia, Física das Partículas Elementares etc.”, afirma Ioriatti. E prossegue: “além do tradicional Bacharelado em Física, o Instituto de Física de São Carlos oferece, ainda, dois outros cursos: Física Computacional e Ciências Físicas e Biomoleculares, com as disciplinas de Física, Matemática, Computação e Biologia Molecular/Bioquímica, cujo propósito é formar profissionais capacitados, capazes de desenvolver junto às indústrias ações estratégicas relacionadas à Computação ou à Biotecnologia”.

ATUALIZAÇÃO

De acordo com Ioriatti, a melhor maneira de obter atualização na área é fazer pós-graduação, o mestrado ou doutoramento, em instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa, que possuam intensa atividade de pesquisa, seja ela fundamental ou de cunho tecnológico.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.