MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Nutrição

Por uma melhor qualidade de vida

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Nutricionista é o profissional que atua em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição são fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. A sua missão é contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas.

 “O Nutricionista aprende a observar a relação homem-alimento, bem como todas as intercorrências advindas dessa relação, que podem ser de caráter bioquímico, orgânico, até fatores socioeconômicos, religiosos ou filosóficos, e que podem influenciar o consumo alimentar”, explica a Profª Dra. Olga Maria Silverio Amancio, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (SP/MS) – CRN-3. Segundo ela, são várias as possibilidades de atuação do Nutricionista. “Uma delas se refere à Alimentação Coletiva, como por exemplo, alimentação escolar, alimentação do trabalhador, em empresas fornecedoras de alimentação para outras empresas (concessionárias), em restaurantes comerciais, hotelaria, buffets e em empresas de alimentos congelados”, aponta.

De acordo com Olga, os profissionais desse setor poderão atuar, ainda, nas áreas de Nutrição Clínica e Saúde Coletiva. “Em Nutrição Clínica, há demanda em hospitais, clínicas, instituições de longa permanência para idosos (ILPI), ambulatórios, consultórios, bancos de leite humano (BLH), lactários, centrais de terapia nutricional, spas, e em atendimento domiciliar (Home Care). Já na área de Saúde Coletiva, o profissional atua em políticas e programas institucionais, atenção básica em saúde e vigilância sanitária”, afirma. E completa: “outras áreas de atuação estão relacionadas com a docência, a indústria de alimentos, a Nutrição em Esportes e o Marketing na área de alimentação e nutrição”.

CURSO

Atualmente, existem aproximadamente 285 cursos de Nutrição em todo o País, sendo a maioria deles ministrada no Estado de São Paulo. O curso possui duração média de cinco anos, sendo que o conteúdo curricular está organizado em áreas. Seguem alguns exemplos de disciplinas, apontadas pela professora da USP: * Ciências Biológicas e da Saúde: Biologia, Bioquímica, Fisiologia, Anatomia, Microbiologia, Patologia, entre outras; * Ciências Sociais, Humanas e Econômicas: Psicologia, Antropologia e Sociologia; * Ciências da Alimentação e Nutrição: Dietética, Técnica Dietética, Nutrição Normal, Dietoterapia, Nutrição e Saúde Pública, Higiene de Alimentos, Tecnologia de Alimentos e Administração de Unidades de Alimentação.

PERFIL

Na opinião da professora Regina, o aluno que quer seguir carreira na área de Nutrição precisa gostar de lidar com comida, ter curiosidade em saber como os alimentos são compostos e como eles são utilizados pelo organismo, além de ter preocupação com a saúde e a alimentação. “Nutrição é um curso inserido na área de ciências biológicas, portanto é preciso que o aluno goste das disciplinas relacionadas à Biologia e Química”, complementa. De mesma opinião, a presidente do CRN-3, acredita ser imprescindível que o estudante tenha afinidade com a Bioquímica. Isto porque, segundo ela, o aluno estará desenvolvendo estudos que exploram os vários fenômenos que ocorrem no nosso organismo, relacionados ou não com os alimentos. “A Nutrição é uma ciência apaixonante, pois lida com um instrumento que faz parte da vida das pessoas no que se refere à sobrevivência, que é o Alimento.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.