Encurtando a distância entre o cliente e o público
Utilizando-se dos mais variados meios de comunicação, o publicitário tem a tarefa de influenciar opiniões e sentimentos do público, de forma a estimulá-lo a consumir produtos e serviços, bem como a de cuidar da imagem de instituições e pessoas físicas. Com o objetivo de encontrar a melhor forma de encurtar a distância entre o seu cliente e o público consumidor, este profissional atua na criação de projetos publicitários, analisando produtos e veículos, produzindo anúncios, redigindo textos etc.
Para João Garção, coordenador do curso de Publicidade & Propaganda da Universidade Anhembi Morumbi (campus Centro), trata-se de uma área muito ampla. “Ele pode atuar em agências de publicidade, empresas nacionais e multinacionais, estatais, etc. Sua função é divulgar, tornar o produto, o serviço, a empresa conhecida”, diz.
Segundo o educador, o profissional da área de Marketing cria uma idéia/estratégia, enquanto que o publicitário a transforma em imagem. “Ele vai além, cria um slogan, um texto, uma imagem, a fotografia, enfim, faz com que as pessoas venham a conhecer e admirar um produto. Mas o curso em si envolve muita coisa de Marketing, afinal o profissional de Publicidade tem que conhecer todas as estratégias para fazer a transformação em um conhecimento, criar um conceito”, explica.
CURSO
Para se tornar um publicitário, é preciso concluir o curso superior de Publicidade e Propaganda, ministrado em quatro anos. “O curso tem por objetivo fazer com que o aluno trabalhe diretamente com case, ou seja, um problema. Para tanto, engloba a parte teórica e prática”, afirma Garção, que completa, “o candidato precisa ter boa comunicação, fluência verbal e de comportamento, ser curioso, possuir visão estratégica, pensamento múltiplo e gostar de lidar com pessoas. É recomendável que conheça inglês. Gostar de arte, cinema, teatro e possuir conhecimentos de softwares para criação e desenvolvimento também é fundamental. Tem que conhecer a sociedade para conhecer o consumidor”.
MERCADO
A carreira de Publicidade tradicionalmente é uma das mais valorizadas pelos estudantes. Prova disso é que no Vestibular Fuvest 2007, o maior do País, o curso mais concorrido é o de Publicidade e Propaganda, com 45,74 candidatos por vaga. Porém, aquele que pretende seguir nessa área deve saber que se trata de um mercado extremamente concorrido. Ainda que a globalização da economia tenha forçado cada vez mais as empresas a investirem no setor, o crescimento do número de empregos não é suficiente para absorver a mão-de-obra que sai todos os anos das universidades brasileiras. Por isso é fundamental investir em aprimoramento e atualização de conhecimentos.
“Uma das dificuldades do setor é a dependência da economia. Contudo, é uma área muito atraente, pois o profissional vive em busca de novas fontes e mídias para mostrar os produtos, da melhor forma possível”, ressalta Garção, que acrescenta: “Considero promissoras as áreas de Criação Publicitária, Produção Audiovisual, Produção e Merchandise, Direção de Arte, Direção de Campanha Publicitária, Produção Gráfica”.
Para o coordenador da Anhembi Morumbi, os alunos desse curso não têm do que reclamar, já que, segundo ele, conseguem estágio com grande facilidade. “Eles começam a estagiar nas empresas a partir do 6º semestre do curso. Fazer estágio é importante, assim como formar uma boa rede de relacionamento, que é fundamental para ser bem-sucedido na profissão”, finaliza.
Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP
Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.