Tudo Sobre

Concurso Profissões e Cursos

Publicidade e Propaganda

Encurtando a distância entre o cliente e o público



Redação
Publicado em 29/01/2007, às 10h03

Utilizando-se dos mais variados meios de comunicação, o publicitário tem a tarefa de influenciar opiniões e sentimentos do público, de forma a estimulá-lo a consumir produtos e serviços, bem como a de cuidar da imagem de instituições e pessoas físicas. Com o objetivo de encontrar a melhor forma de encurtar a distância entre o seu cliente e o público consumidor, este profissional atua na criação de projetos publicitários, analisando produtos e veículos, produzindo anúncios, redigindo textos etc.

Para João Garção, coordenador do curso de Publicidade & Propaganda da Universidade Anhembi Morumbi (campus Centro), trata-se de uma área muito ampla. “Ele pode atuar em agências de publicidade, empresas nacionais e multinacionais, estatais, etc. Sua função é divulgar, tornar o produto, o serviço, a empresa conhecida”, diz.

Segundo o educador, o profissional da área de Marketing cria uma idéia/estratégia, enquanto que o publicitário a transforma em imagem. “Ele vai além, cria um slogan, um texto, uma imagem, a fotografia, enfim, faz com que as pessoas venham a conhecer e admirar um produto. Mas o curso em si envolve muita coisa de Marketing, afinal o profissional de Publicidade tem que conhecer todas as estratégias para fazer a transformação em um conhecimento, criar um conceito”, explica.

CURSO

Para se tornar um publicitário, é preciso concluir o curso superior de Publicidade e Propaganda, ministrado em quatro anos. “O curso tem por objetivo fazer com que o aluno trabalhe diretamente com case, ou seja, um problema. Para tanto, engloba a parte teórica e prática”, afirma Garção, que completa, “o candidato precisa ter boa comunicação, fluência verbal e de comportamento, ser curioso, possuir visão estratégica, pensamento múltiplo e gostar de lidar com pessoas. É recomendável que conheça inglês. Gostar de arte, cinema, teatro e possuir conhecimentos de softwares para criação e desenvolvimento também é fundamental. Tem que conhecer a sociedade para conhecer o consumidor”.

MERCADO

A carreira de Publicidade tradicionalmente é uma das mais valorizadas pelos estudantes. Prova disso é que no Vestibular Fuvest 2007, o maior do País, o curso mais concorrido é o de Publicidade e Propaganda, com 45,74 candidatos por vaga. Porém, aquele que pretende seguir nessa área deve saber que se trata de um mercado extremamente concorrido. Ainda que a globalização da economia tenha forçado cada vez mais as empresas a investirem no setor, o crescimento do número de empregos não é suficiente para absorver a mão-de-obra que sai todos os anos das universidades brasileiras. Por isso é fundamental investir em aprimoramento e atualização de conhecimentos.

“Uma das dificuldades do setor é a dependência da economia. Contudo, é uma área muito atraente, pois o profissional vive em busca de novas fontes e mídias para mostrar os produtos, da melhor forma possível”, ressalta Garção, que acrescenta: “Considero promissoras as áreas de Criação Publicitária, Produção Audiovisual, Produção e Merchandise, Direção de Arte, Direção de Campanha Publicitária, Produção Gráfica”.

Para o coordenador da Anhembi Morumbi, os alunos desse curso não têm do que reclamar, já que, segundo ele, conseguem estágio com grande facilidade. “Eles começam a estagiar nas empresas a partir do 6º semestre do curso. Fazer estágio é importante, assim como formar uma boa rede de relacionamento, que é fundamental para ser bem-sucedido na profissão”, finaliza.

Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas