MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

QUIROPRAXIA

A inovação na área da Saúde

Redação
Publicado em 29/01/2007, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Quiropraxia é a carreira que trata das alterações do sistema articular com ênfase na coluna vertebral, buscando o equilíbrio deste com o sistemas nervoso e muscular. Através da análise, planejamento, aplicação e supervisão de tratamentos específicos, a Quiropraxia previne doenças como hérnias de disco, cefaléias de origem cervical, ciática, disfunções articulares, entre outras. O objetivo é, através desta prática, recompor o bem estar do indivíduo e restaurar a qualidade de vida, prevenindo a saúde do homem.

Apesar de ser uma profissão nova na área da Saúde no Brasil, a Quiropraxia é a terceira maior carreira procurada nos Estados Unidos e no Canadá. Um estudo recente aponta que a atividade é o tratamento não médico mais freqüentemente usado e que apresenta resultados rápidos. As evidências científicas demonstram que o tratamento é eficaz para dor aguda e crônica da coluna lombar e cervical, assim como outras disfunções.

ATIVIDADE

O profissional da área atua na promoção, prevenção e restauração da saúde. De acordo com a coordenadora do curso de Quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi, Márcia Almeida da Silva, o Quiropraxista adquire aptidão para prover cuidados relacionados à coluna vertebral, juntamente com os sistemas nervoso e muscular.

“Quando essa relação de bem-estar entre o sistema articular, nervoso e muscular é afetada, sintomas como dor, formigamentos, alterações musculares, limitação de movimento, entre outros, podem ocorrer. Cabe à Quiropraxia utilizar técnicas e recursos próprios da área para recompor esta relação e restaurar a qualidade de vida do indivíduo, prevenindo e tratando dessas alterações”, comenta a professora.

Márcia explica que o recurso mais utilizado e conhecido é o ajustamento ou manipulação articular. “Esta prática consiste em manobras específicas que utilizam pouca força, amplitude e alta velocidade na sua realização, buscando o realinhamento e restauração da função articular”, explica.

CURSO

O curso de graduação de Quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi tem a duração de quatro anos e meio, sendo que no último ano o aluno tem a oportunidade de realizar estágio supervisionado na clínica SPA Saúde, da universidade. Além disso, a coordenadora do curso ressalta a importância de buscar o aperfeiçoamento do conhecimento, por meio de cursos de extensão na área, gestão em saúde e especialização. Após os quatro anos e meio de curso o profissional está preparado a:

• tratar, com eficácia, de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético;
• realizar exames clínicos para determinar diagnóstico e o tratamento mais adequado;
• atuar em consultórios, clínicas, laboratórios, entre outros;
• desenvolver pesquisas e estudos na área.

Olívia Bulla
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Profissões e Cursos

Profissões e Cursos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

29/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.