MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil sobem para 37; veja os locais

Entre os novos casos confirmados de varíola dos macacos no país, há um em que a pessoa havia viajado recentemente para o exterior. Saiba como identificar a infecção

Mãos com luvas azuis examinando bolhas de varíola dos macacos | Foto: Getty Images
Mãos com luvas azuis examinando bolhas de varíola dos macacos | Foto: Getty Images

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 30/06/2022, às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ontem (29) o Brasil contava com 21 casos confirmados de varíola dos macacos, de acordo com informações do Ministério da Saúde enviadas ao G1. As ocorrências foram confirmadas nos Estados de São Paulo, com 14 casos, Rio de Janeiro, com 5 casos e Rio Grande do Sul, com 2 casos. Outras 23 notificações estavam sob análise.

Hoje a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou mais um caso da doença, contabilizando, assim, a sexta ocorrência de varíola dos macacos no Estado. Do total, cinco casos estão localizados na capital e um no município de Maricá.

O Estado de São Paulo, que ontem tinha o total de 14 casos da doença, segundo informações do Ministério da Saúde, cedidas à Agência Brasil, hoje está na faixa das 28 ocorrências de infecção pelo vírus monkeypox no Estado.

Na atualização do quadro de casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil, Minas Gerais aparece com sua primeira ocorrência. Segundo informações da Agência Brasil, um homem que esteve na Europa recentemente, apresentou os sintomas e teve o diagnóstico da infecção. Em nota, o Ministério Saúde informou que o paciente encontra- se em isolamento e segue sendo monitorado.

+++ Confira o estado do influenciador com varíola dos macacos; casos continuam crescendo no Brasil

Confira a lista de Estados com casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil

Segundo informações do Ministério da Saúde, fornecidas à Agência Brasil, o quadro de casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil apresenta o seguinte panorama:

  • São Paulo: 28 casos
  • Rio de Janeiro: 6 casos
  • Rio Grande do Sul: 2 casos
  • Minas Gerais: 1 caso

Como identificar a infecção da varíola dos macacos

Para o Ministério da Saúde, pode ser considerado um caso suspeito qualquer pessoa, de qualquer idade, que apresente bolhas na pele de forma aguda e que surja sem explicação aparente. Se junto com esse sintoma, surgir dor de cabeça, febre acima de 38,5°C, linfonodos ou gânglios inchados (região do pescoço logo abaixo do maxilar), dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda.

Para confirmar a infecção pelo vírus monkeypox, o da varíola dos macacos, é importante procurar uma unidade de saúde imediatamente, assim que reconhecer os sintomas, a fim de conter o contágio, caso seja positivo. Vale salientar ainda que as medidas de prevenção contra a contaminação da varíola seguem as mesmas adotadas contra a pandemia de covid-19: uso de máscaras, álcool em gel nas mãos e boa higienização destas. O contato com os fluidos das bolhas deixadas pela doença é também contaminante.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.