MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cirurgia bariátrica: pacientes poderão receber medicamentos gratuitos pelo SUS

O projeto de lei também pretende disponibilizar suplementos nutricionais conforme protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas aprovadas pelo SUS. Saiba mais

Após a realização de uma cirurgia bariátrica o organismo passa por algumas mudanças
Após a realização de uma cirurgia bariátrica o organismo passa por algumas mudanças - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/01/2023, às 19h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica poderão receber medicamentos gratuitos para os cuidados com o pós-operatório a partir do Projeto de Lei 2863/22. Além disso, a medida também pretende disponibilizar suplementos nutricionais conforme protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas aprovados pela gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até que seja feita a elaboração dos protocolos e diretrizes, a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) deverá fornecer medicamentos e suplementos aos pacientes com obesidade.

O idealizador da iniciativa, o deputado Osmar Terra (MDB), lembra que o SUS disponibiliza diversas formulações e suplementos nutricionais, desde sulfato ferroso, para tratamento da anemia por deficiência de ferro, até dietas altamente específicas para o metabolismo, mas não são previstos para pós-operatórios de cirurgia bariátrica.

+++ Entenda como funciona o medicamento injetável de uso semanal para tratamento da obesidade

Após a realização de uma cirurgia bariátrica o organismo passa por algumas mudanças

Após a cirurgia bariátrica, ocorrem algumas mudanças na forma como o organismo absorve os nutrientes. Além disso, menos alimentos são consumidos, fazendo com que o corpo não receba todos os nutrientes de que necessita. Portanto, suplementos nutricionais também são incluídos no período pós-operatório.

“As técnicas cirúrgicas mais utilizadas (como a gastroplastia com derivação intestinal em Y-de-Roux) provocam uma alteração no trajeto que o alimento percorre no sistema digestório, causando uma redução ainda maior na absorção de certos nutrientes, que ocorre especificamente em determinadas regiões do tubo digestivo", observou o deputado.

No entanto, segundo Terra, devido a essa situação, muitos pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica vão precisar de uma mudança preventiva ou terapêutica para vários medicamentos e suplementos nutricionais, muitos deles de baixo custo e já disponíveis no SUS que oferecem, mas não são destinados, a menos que exigido por lei.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.