Mesmo sendo as que mais matam em todo o mundo, as doenças do coração podem ser evitadas com mudanças de hábitos simples. Saiba como
Durante pelo menos os últimos 20 anos, as doenças do coração, ou doenças cardiovasculares, continuam ocupando o topo do ranking das principais causas de mortes em todo o mundo, segundo informações da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Apesar disso
A estimativa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 31% das mortes do mundo são causadas por problemas de coração. Cerca de 37% das mortes prematuras, de pessoas com menos de 70 anos, são provocadas por doenças cardiovasculares.
Segundo a OMS, estes são o principais sintomas seguintes sintomas de problemas de coração que devemos ficar espertos:
+++ Festas de fim de ano podem trazer alta nos casos de covid-19 no início de janeiro de 2023
LEIA TAMBÉM
Popularmente conhecido como ataque cardíaco ou apenas infarto, esse mal é provocado pela falta de oxigênio e sangue no músculo do coração, por causa de uma obstrução da artéria coronária, o que gera uma forte dor no peito, suor excessivo, falta de ar e mal estar. O ataque cardíaco precisa ser tratado rapidamente, pois a cada minuto que passa, o risco de morte aumenta em 10%. Por meio de uma tomografia computadorizada e outros exames é possível diagnosticar um infarto.
É causada pelo acúmulo de gordura nas artérias periféricas, a aterosclerose, provocando o entupimento destas. Nas pernas, por exemplo, provoca a redução do fluxo sanguíneo, o que acarreta em dores, dificuldade de caminhar e dormência. O entupimento das artérias pelo acúmulo de gordura pode levar ainda a ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). Para evitar, deve-se, sobretudo, controlar o excesso de gordura corporal, bem como adotar uma dieta saudável.
O famoso AVC, também conhecido como derrame, é causado pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos do cérebro que podem obstruir um vaso cerebral intracraniano. As características desta doença são dores de cabeça, tontura e paralisia de um dos braços, perna e rosto. Caso não haja socorro imediato, pode haver sequelas, onde a fala e outros processos neurológicos, como a mobilidade, são afetados.
Como o próprio nome sugere, nestes casos, principalmente o ataque cardíaco não deixou chances para socorro, levando à morte instantânea. Embora seja súbito, este mal pode ser prevenido por meio de exames prévios, acompanhamento regular com profissional médico, além da observação de histórico genético para este tipo de quadro.
+++ Infarto fulminante: qual a idade de maior risco de ter um? Veja formas de prevenção
Felizmente, a maioria dos problemas cardiovasculares podem ser evitados, pois grande parte dos fatores de risco para o surgimento e agravamento desse tipo de doença envolve o estilo de vida. Com a adoção de melhores hábitos no dia a dia, a possibilidade de desenvolver a doença cai consideravelmente.
Por isso, para driblar a principal causa de mortes no mundo, é importante estar atento aos fatores de risco, como:
Assim, a prática de atividades físicas; a redução do sal, gordura, carne vermelha e alimentos industrializados e ultraprocessados; introdução de frutas e verduras na alimentação e a redução do uso de álcool e cigarro e dormir bem podem diminuir o risco de problemas. Além disso, o estresse e depressão podem contribuir para o desenvolvimento de doenças do coração.
+++ Conheça 7 sinais de problemas de coração para ficar atento
Se você também tem dúvida sobre qual especialista médico cuida dessa e de outras áreas, se atente à próxima dica: no Blog da Medcel, você confere informações completas sobre concursos na área da medicina, notícias, informações sobre títulos e especialidades médicas. Você poderá conhecer, por exemplo, o que faz um médico angiologista. Confira e não perca nenhum assunto da área médica!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.