MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Estou ficando velho? Confira 9 sinais de envelhecimento do cérebro

Algumas funções do nosso corpo vão se perdendo conforme o envelhecimento do cérebro vai aumentando. Confira 9 sinais de que você está envelhecendo

Cérebro de quebra-cabeça de papel
Cérebro de quebra-cabeça de papel - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/09/2022, às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma das primeiras sensações que as pessoas observam quando se trata da perda de funções cerebrais está relacionada à memória. Mas, existem diversos outros sinais que podem indicar o envelhecimento do cérebro. Este órgão, embora bastante adaptável, acaba perdendo a capacidade de algumas funções, gradativamente, com base nos estímulos sofridos, estilo de vida e questões genéticas.

Não é raro que até mesmo pessoas mais jovens se queixem de falhas no cérebro. Esquecimento, desequilíbrio motor, lentidão e, inclusive, depressão são alguns dos males apresentados por quem suspeita estar com o cérebro envelhecido. A seguir, confira alguns sinais de que o cérebro já não anda a todo vapor.

+++ Você sabe reconhecer sintomas de depressão? Veja importantes sinais da doença

9 sinais de envelhecimento do cérebro

Dificuldade de aprendizagem
A dificuldade em aprender coisas novas está relacionada a uma queda significativa da cognição. A falta de estímulo, no entanto, acaba por causar uma certa atrofia do cérebro acarretando no sintoma de dificuldade de aprendizagem.

Locomoção lenta
A velocidade de locomoção está associada à perda de memória e demência, inclusive, como apontam informações do estudo "Associação da função neurocognitiva e física com a velocidade de marcha na meia-idade". Por isso, este é um outro sinal de falha ou envelhecimento do cérebro.

Falha na memória
Como já se sabe, a perda de memória é um sintoma típico da doença de Alzheimer. Mas, até em pessoas mais jovens, que não são grupo de risco para a doença, a falha na memória pode surgir, sobretudo, com base no estilo de vida da pessoa. Excesso de estímulos podem levar ao esquecimento pela falta de atenção, de acordo com informações do portal Drauzio Varella. Por não ter uma causa definitiva, é importante conversar com um médico sobre o sintoma.

Distração
Conforme vamos envelhecendo, os neurônios, importantes células para as funções cognitivas, também vão se perdendo, comprometendo nossa capacidade em processar informações. A boa notícia é que eles têm característica adaptável, fazendo com que o treinamento do cérebro reverta o quadro de declínio.

Depressão
Quando o cérebro envelhece é comum que pessoas apresentem um quadro de depressão. Isso porque há uma queda significativa de neurotransmissores do bem estar, conforme a idade vai avançando. Em pessoas mais jovens, a depressão pode revelar ainda um envelhecimento cerebral de forma prematura, contribuindo para a queda das funções cognitivas.

Diminuição do olfato
Quando este sentido começa a apresentar um declínio na sua função precocemente é um sinal de que algo não está bem. Isso pode ser um sintoma natural do envelhecimento, mas também pode indicar doenças, entre elas:

  • Infecções virais;
  • alergias;
  • uso de alguns medicamentos;
  • sequelas ou a própria Covid-19;
  • Alzheimer; e
  • Parkinson.

Diminuição do paladar
Outro sentido que se perde ao longo do tempo é o paladar, que pode ser percebido se há um aumento na quantidade de ingestão de sal ou açúcar. Esse sintoma pode estar relacionado ao envelhecimento do cérebro, se surge de forma precoce.

Perda auditiva
Este é um sintoma comumente associado à velhice. Em pessoas mais jovens, a perda auditiva pode indicar uma predisposição para a demência, além de outras doenças. Se as suas funções auditivas não andam bem, contate um médico.

Piora da visão
Este sentido requer um cuidado, já que do contrário pode levar à degradação cerebral prematura. Além de outros problemas comuns, a piora da visão pode indicar envelhecimento cerebral e apontar que as funções deste órgão estão comprometidas.

+++ Alzheimer: confira 5 medidas para evitar o desenvolvimento da doença

Demência: 12 fatores que podem prevenir até 40% dos casos

A demência é uma das condições que afetam os pacientes com Alzheimer. Ela é uma das principais responsáveis pela redução drástica da independência e autonomia das pessoas que possuem doenças neurodegenerativas. Para saber mais sobre fatores de risco e formas de prevenção da demência, acesse o Blog Medcel e fique por dentro do assunto. Lá você também vai poder conferir tudo sobre concursos, especialidades, títulos, notícias e dicas de estudo sobre a área médica. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.