MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Você sabe reconhecer sintomas de depressão? Veja importantes sinais da doença

Esta doença é uma das principais causas de incapacitação em todo o mundo. Saiba reconhecer sintomas de depressão que requerem tratamento urgente

Mulher chorando
Mulher chorando - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/08/2022, às 10h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A sensação de vazio, desânimo e tristeza constante pode até ser comum, mas esconde um grave perigo. Caracterizada por sentimentos como esses, a depressão é responsável por uma espécie de pandemia global da doença, já que os índices de diagnóstico em todo o mundo apontam que o número de casos de depressão cresceu. Diante desse cenário, é cada vez mais importante saber reconhecer os sintomas de depressão, a fim de que se realize o diagnóstico precoce, bem como o tratamento.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e tem grande responsabilidade no surgimento de outras doenças. Além de incapacitar a pessoa, o pior dos cenários pode levar ao suicídio, demonstrando a gravidade da doença.

A estimativa da OMS é que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofram da doença. As mulheres são as mais afetadas. No Brasil, o número de pessoas com depressão ultrapassa os 11 milhões. A pandemia de Covid-19 foi um agravante para o aumento dos casos, como apontou a pesquisa Vigitel 2021, levantamento mais completo sobre saúde do país, que indicou que entre 2021 e 2022 mais 11,3% da população brasileira recebeu um diagnóstico para a doença.

Felizmente existem diversas medidas que podem ser tomadas para evitar os avanços da depressão e o agravamento dos casos, além de diminuir o risco de desenvolver outras doenças, já que a doença psíquica afeta consideravelmente o sistema imunológico. Para isso, é importante saber reconhecer os sintomas de depressão para iniciar a intervenção.

+++ Pesquisa da Fiocruz aponta benefícios do Reiki para a saúde mental

Como reconhecer sintomas de depressão

Antes de mais nada, a depressão é uma doença classificada como um transtorno de humor, e os sintomas de depressão envolvem tristeza profunda, perda de prazer nas atividades que antes gostava, desânimo, desesperança e incapacidade de realizar atividades cotidianas. O transtorno também gera sentimentos ruins sobre si, como baixa autoestima, autodepreciação e autossabotagem.

No cérebro, a depressão ocorre devido a um desequilíbrio químico, quando algumas funções dos neurônios não agem normalmente. Com a queda dos neurotransmissores: noradrenalina, dopamina e serotonina, responsáveis pela regulação do humor, sono, apetite e atividade motora, quadros de depressão podem surgir. No entanto, cada organismo apresenta a doença de uma forma.

Deve se preocupar com a depressão, no caso de observar os seguintes sintomas, com frequência diária, por pelo menos duas semanas:

  • sentimentos de tristeza, ansiedade, vazio, desesperança, inutilidade e pessimismo;
  • chorar muito e com frequência;
  • sentir-se incomodado, irritado ou com raiva;
  • perder o interesse por atividades e coisas das quais gostava;
  • sentir-se sem energia ou com fadiga;
  • ter dificuldade em se concentrar, lembrar de situações ou tomar decisões;
  • mover-se ou falar mais devagar;
  • apresentar dificuldades para dormir, despertar de manhã cedo ou dormir demais;
  • ter alterações de apetite ou peso;
  • sentir dor física crônica sem causa clara que não melhora com o tratamento (dores de cabeça, dor distúrbios no estômago e intestino, cólicas); e
  • apresentar pensamentos de morte, suicídio, automutilação ou tentativas de suicídio.

+++ Eleito o melhor remédio para dormir, o lemborexant deve chegar ao Brasil em breve

Além desses sintomas incapacitantes, a depressão pode ajudar a complicar ou desenvolver quadros de:

O tratamento para depressão envolve uma variedade de abordagens, sendo necessária a avaliação específica para cada pessoa. Existe intervenção medicamentosa para os quadros moderados e graves, que pode e deve ser associada a outros recursos terapêuticos, como: psicoterapia; Práticas Integrativas e Complementares (PICS): (yoga, meditação, reiki, aromaterapia, acupuntura, quiropraxia, etc.); atividade física; e alimentação adequada.

+++ Saúde mental no trabalho: saiba como organizar uma rotina saudável

Trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável?

Com base em estudos, o portal responde à pergunta: trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável? Assim, você poderá saber a quantidade ideal de tempo para a prática, a fim de estabelecer bons níveis de saúde. No Blog Medcel você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.