MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ibuprofeno: saiba quando o medicamento pode oferecer riscos à saúde

Uma pesquisa descobriu que certos pacientes podem ter o quadro da doença agravado com o uso do ibuprofeno. Veja riscos do uso do medicamento e efeitos colaterais

Pessoa com dois comprimidos na mão
Pessoa com dois comprimidos na mão - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/11/2022, às 15h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizaram um estudo que atesta risco para a saúde com o uso de anti-inflamatórios, como o ibuprofeno. No caso, pacientes com artrose devem evitar o medicamento, pois este pode intensificar a inflamação decorrente da doença.

Com o surto de viroses que têm como um dos sintomas a inflamação ou irritação da garganta, como é o caso de gripes, resfriados e até a covid-19, o uso do ibuprofeno aparece como uma alternativa para o alívio deste sintoma. No entanto, segundo esta pesquisa da Califórnia, é necessário ter atenção com relação ao uso do ibuprofeno.

Além do ibuprofeno, os medicamentos naproxeno e diclofenaco também devem ser evitados nos casos de pacientes com osteoartrite (artrose). Segundo uma das investigadoras no estudo, a professora Johanna Luitjens, em entrevista ao The Sun, o uso de anti-inflamatórios não esteroides, como é o caso do ibuprofeno, não apresentou impacto positivo na inflamação das articulações.

+++ Melatonina pode substituir o Zolpidem para pacientes com insônia. Veja benefícios

Ibuprofeno deve ser usado com cautela

Assim como outros medicamentos da classe dos anti-inflamatório não esteroide (AINE), o ibuprofeno pode apresentar efeitos adversos como: queimação no estômago, náuseas, azia, tonturas, visão turva, zumbidos no ouvidos, retenção de líquidos e edemas, prisão de ventre, excesso de gases, coceiras e diminuição do volume urinário.

Além disso, o uso prolongado do medicamento pode acarretar em úlcera péptica e insuficiência renal. Pacientes que utilizam o ibuprofeno constantemente também apresentam maior risco de desenvolverem doenças cardiovasculares. Por ser um AINE, o ibuprofeno deve ser evitado em pacientes com:

  • Grávidas ou lactantes;
  • Insuficiência cardíaca e predisposição a doenças cardiovasculares;
  • Gastrite ou úlcera péptica;
  • Insuficiência renal;
  • Disfunção hepática avançada, como cirrose;
  • Hipertensão;
  • Sangramentos ativos;
  • Trombocitopenia (nível sanguíneo de plaquetas muito baixo); e
  • Hipercalemia (níveis elevados de potássio no sangue).

No caso de pessoas com artrose, como apontou o estudo da Universidade da Califórnia, a inflamação das articulações, decorrente da doença, bem como a qualidade da cartilagem das pessoas que usaram ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco apresentaram uma piora dentro do período de quatro anos após o início da investigação, comparadas aos demais voluntários.

+++ Lesões na cabeça: O perigo de cabecear a bola para a saúde dos jogadores de futebol

PNAB e o SUS: importância, diretrizes e muito mais

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) se estabelece pela soma de atores (movimentos sociais, profissionais da saúde, usuários e gestores das três esferas de governo) que contribuem para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). No artigo PNAB e o SUS: importância, diretrizes e muito mais, da Medcel você fica por dentro do assunto para estudar para a prova de Residência. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias sobre a categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.