MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mindfulness: saiba o que é esta técnica e como aplicar no dia a dia

Um dos objetivos do mindfulness é exercitar a atenção plena, reduzindo índices de estresse, ansiedade e até depressão. Veja como praticar no dia a dia

Mulher aplicando a técnica de meditação mindfulness em escritório, ao lado de um homem
Mulher aplicando a técnica de meditação mindfulness em escritório, ao lado de um homem - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/09/2022, às 12h29 - Atualizado às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se você é uma daquelas pessoas que vive perdida em pensamentos, ou que se distrai facilmente com os diversos estímulos diários, pode ser que o mindfulness te ajude. Isso porque esta é uma técnica de meditação que, de modo geral, tem o objetivo de melhorar o foco e concentração nos exercícios do dia a dia.

A meditação, inclusive, se constitui hoje como uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que, de acordo com o Ministério da Saúde, são recursos terapêuticos que buscam prevenir e recuperar a saúde das pessoas, além de promoverem um espaço acolhedor de escuta, integrando o ser humano, o meio ambiente e a sociedade.

A meditação tem benefícios conhecidos como a capacidade de reduzir dores crônicas e pressão arterial; estimular e rejuvenescer o cérebro; prevenir e reduzir crises de ansiedade e de depressão; além de aumentar a criatividade e o desempenho nos estudos e no trabalho.

+++ Esses alimentos vão te ajudar a aumentar o foco e concentração no trabalho e estudos

Mindfulness: técnica milenar adaptada aos dias atuais

Mindfulness nada mais é do que a técnica milenar registrada nas escrituras sagradas indianas de cerca de 2 mil a.C.: a meditação. Como muitas outras práticas orientais, a meditação foi adaptada para o Ocidente contemporâneo e recebeu este nome, que significa “atenção plena” (tradução livre). Hoje, o mindfulness acumula adeptos ao redor do mundo, desde crianças de projetos sociais, à Oprah Winfrey e atletas de alta performance como o astro do basquete, LeBron James.

Além do objetivo do foco e atenção plena no momento presente, estão sendo avaliados os benefícios do mindfulness na redução do risco de desenvolvimento de Alzheimer. A técnica também ajuda reduzir vícios, como o cigarro, mesmo que não esteja desejando parar de fumar. Além disso, ajuda a diminuir os efeitos nocivos da síndrome de estresse pós-traumático, melhorando significativamente o bem-estar.

+++ Alimentos saudáveis: conheça 7 alimentos que dão energia e disposição para o trabalho

Como praticar o mindfulness?

Prepare um bom assento, onde se sinta confortável, separe alguns minutos do seu dia e aplique o mindfulness. Lembrete: não desista na primeira tentativa, continue recomeçando, pois a constância trará os resultados. E, antes de continuar a leitura, se dispa de julgamentos e esteja aberto aos benefícios da prática.

  • Inspirar e expirar: comece respirando conscientemente, sentindo o ar passando pelo corpo, desde as narinas, sentindo o peito dilatar e expirando pela boca. Faça isso por três vezes, feche os olhos e respire normalmente.
    Sinta o movimento de subida e descida da sua barriga enquanto respira. Para facilitar, apoie as mãos sobre a região do abdome, conte até dez: um ao inspirar, dois ao expirar e prossiga. Se se distrair, recomece com calma.
  • Observe os seus pensamentos: preste atenção no que está pensando e observe como os pensamentos flutuam na mente, são rápidos e passageiros. Tente observar o sentimento relacionado aos pensamentos e perceba aqueles sobre passado e futuro. Não fuja dos pensamentos, observe-os e esteja consciente. Se se perder, volte o foco à respiração. Depois de três minutos tente descrever como se sente.
  • Perceba os sons ao redor: com os olhos fechados, observe sua postura e sinta todo o seu corpo: seus pés tocando o chão, seus dedos, seu rosto, a roupa na pele. Observe outros sentidos como os cheiros, o gosto na boca, a temperatura do ambiente. Ouça os sons que chegam até você e não procure por barulhos. Preste atenção nos toques, nos sons, nas notas das músicas, no silêncio… Imagine o som entrando e saindo dos poros da sua pele.
  • Continue rastreando os sentidos: deitado ou sentado, com os olhos fechados, sinta o movimento da barriga descendo e subindo enquanto inspira e expira. Sinta suas costas, suas pernas onde estão. Leve a atenção aos pés, às pontas dos dedos. Quais sensações consegue observar? E vai transferindo a atenção a outras partes do corpo, percorrendo todo, lentamente, como um rastreamento, focando nas sensações que passam por ele.

O mindfulness pode ser praticado pelo tempo que achar necessário. O importante é manter o exercício, sempre recomeçando quando for necessário. Você pode se irritar na primeira tentativa, já que um dos motivos de você ter chegado até aqui pode ser porque sua mente está agitada. Por isso, continue e retorne, sempre que possível, a atenção ao momento presente, deixando o passado ou futuro de lado.

Atualmente, existem diversos conteúdos na internet sobre a prática, como meditação guiada, grupos de prática online, além de aplicativos que ajudam a acompanhar o exercício. Também existem psicólogos especialistas em meditação e outros profissionais que atuam com as Práticas Integrativas.

+++ TDAH em adultos: saiba se você tem o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Como ler mais rápido e melhor?

Que tal aprender como otimizar o tempo que dedicamos à leitura? Seja no papel, ou nas telas, a falta de concentração pode demandar muito mais tempo à leitura do que o normal. Confira esse artigo sobre como ler mais rápido e melhor, no Blog da Medcel. Além desse material, você encontra tudo sobre concursos, especialidades, títulos e notícias sobre a área médica. Aproveite!

*com informações de Super Interessante

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.