MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Alimentos saudáveis: conheça 7 alimentos que dão energia e disposição para o trabalho

Para aqueles dias em que você acorda sem disposição para rotina, existem alimentos que dão energia necessária para as tarefas do dia. Confira

Alimentos numa mesa com notebook e mãos de uma mulher preenchendo planilha
Alimentos numa mesa com notebook e mãos de uma mulher preenchendo planilha - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/07/2022, às 14h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A alimentação é uma das principais fontes de energia do nosso organismo. É através dos alimentos que dispomos das substâncias necessárias para realizar as tarefas do dia a dia. Assim como existem alimentos que deixam nosso metabolismo mais lento, provocando uma sensação de “peso”, existem alimentos que dão energia, promovendo mais disposição para o nosso corpo.

As calorias são a unidade de medida padrão, utilizada como referência para saber a quantidade de energia que cada alimento vai oferecer ao nosso corpo. Essa unidade é medida pelo calor. As calorias também são utilizadas para quantificar a energia que cada organismo precisa ter.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), por exemplo, os homens precisam consumir a quantidade diária de 2.500 calorias, já as mulheres precisam de 2.000 calorias por dia. Esse número é baseado na quantidade de energia que cada organismo precisa para realizar as tarefas diárias, num padrão geral.

Sabendo disso, para calcular a quantidade de energia necessária para cada corpo, é importante levar em consideração a estatura, como altura e peso; idade; sexo; e especificidades da rotina. Se você é um atleta de alta performance, por exemplo, vai precisar consumir mais calorias, já que, evidentemente, gastará mais energia durante os treinos do que outras pessoas.

+++ Mau hálito? Conheça alimentos aliados da sua saúde bucal

Confira 7 alimentos que dão energia e disposição

  1. Aveia integral: é fonte de carboidratos, nutrientes que dão energia. Também São fontes de vitaminas do complexo B que auxiliam na produção de energia para o organismo, melhorando a disposição.
  2. Banana: é fonte de triptofano, um aminoácido que ajuda o organismo a produzir a serotonina, um neurotransmissor também conhecido como o hormônio da felicidade. A serotonina está associada ao humor e bem-estar e é também responsável por regular o sono e prevenir distúrbios emocionais, como depressão e ansiedade. A banana também é fonte de potássio, que ajuda a evitar fraqueza muscular, cãibras e fadiga física e mental.
  3. Açaí: é outra fruta rica em energia, pois dispõe de carboidratos, substância precursora da glicose, fonte de energia para o organismo. É também fonte de gorduras insaturadas, que contribuem para o controle da pressão arterial e do colesterol. Além disso, o açaí é rico em antioxidantes e vitaminas B1, B2 e C.
  4. Água de coco: é fonte de vitaminas e minerais essenciais no bom funcionamento do organismo e ajuda a melhorar a disposição, dando mais energia ao corpo. Além disso, ajuda a promover a hidratação necessária para a rotina.
  5. Guaraná: a semente do guaraná possui amido, como as metilxantinas, fontes de cafeína e, assim como todo alimento que possui cafeína, precisa ser utilizado com moderação para aproveitar melhor os benefícios da substância.
  6. Nozes, castanhas e amêndoas: possuem gorduras insaturadas, consideradas gorduras “do bem”, pois ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), a pressão arterial e as triglicérides. Além disso, são fontes de proteína vegetal, magnésio, cobre e selênio, que atuam na redução do estresse e melhoram a produção de energia.
  7. Mel: é um alimento energético, pois possui glicose e frutose, fontes de energia que ajudam a aumentar a disposição e combater o cansaço. Possui também vitamina C, que tem ação antioxidante, além de fósforo, cálcio, magnésio, enxofre, potássio e vitaminas do complexo B que atuam na produção de energia para o organismo.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.