MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quais são os agravantes da pneumonia? Entenda quando a doença pode levar à morte

Jô Soares morreu nesta sexta-feira (5) quando estava internado para tratamento de uma pneumonia. Entenda os agravantes da pneumonia

Corpo humano com pulmões em destaque
Corpo humano com pulmões em destaque - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/08/2022, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após a morte de Jô Soares na madrugada desta sexta-feira (5), quando estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em decorrência de complicações de uma pneumonia, surge o questionamento sobre quais são os agravantes da pneumonia. A causa da morte de um dos maiores ícones da TV brasileira ainda não foi divulgada. José Eugênio Soares , o Jô Soares, parte aos 84 anos de idade.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões. A doença pode ser provocada por agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos, substâncias químicas e por reações alérgicas. Esses seres podem penetrar os bronquíolos (tubos de passagem do ar dos brônquios para os alvéolos), região onde ocorre a troca gasosa. Também podem afetar o interstício, tecido interno dos pulmões. A infecção tem baixo nível de transmissão.

Em 2020, a Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que todos os anos mais de 800 mil crianças menores de cinco anos morrem por pneumonia no mundo. Em 2019, foi apontado que uma criança morria por esta infecção a cada 39 segundos. A doença é a principal causa de morte por infecção em crianças dessa idade.

Entre os adultos, a pneumonia é comumente associada a pessoas idosas, já que costumam apresentar o sistema imunológico mais enfraquecido. Contudo, qualquer pessoa de qualquer idade está suscetível a essa infecção. Fatores como má alimentação, sono irregular, sedentarismo e estresse contribuem para a queda da imunidade, abrindo espaço para infecções.

+++ Morte natural: qual é o limite para o corpo humano? Veja como ocorre esse tipo de morte

Quais são os sintomas e agravantes da pneumonia

Alguns pontos sobre quais são os agravantes da pneumonia foram introduzidos acima: é uma inflamação por agentes infecciosos e ocorre com a queda da imunidade. A combinação desses fatores pode levar ao desenvolvimento de casos graves da doença que pode ser fatal.

Um ponto relevante é que o coronavírus é um agente infeccioso que pode levar ao desenvolvimento de uma pneumonia. Isso aumenta a possibilidade de desenvolver a doença, já que continuamos em uma pandemia deste vírus. A pneumonia, no entanto, é caracterizada pela inflamação de regiões dos pulmões que fornecem a troca gasosa, portanto, a passagem de ar, que acumulam secreções e impedem o livre trânsito gasoso do órgão, importante função vital.

A pneumonia costuma apresentar os seguintes sintomas:

  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Febre;
  • Tosse com ou sem catarro;
  • Dores de cabeça e no corpo;
  • Falta de apetite;
  • Fadiga, mal-estar.

O desenvolvimento da doença vai depender do agente infeccioso e o tratamento também. A pneumonia pode levar à morte, principalmente, se o organismo do indivíduo não tem capacidade suficiente para lutar contra a infecção, impedindo que ela se espalhe pelo corpo. Neste caso, o paciente desenvolve um quadro de sepse, ou ainda um choque séptico, que é quando o agente causador da pneumonia entra na corrente sanguínea, desenvolvendo uma infecção generalizada. O choque séptico costuma ser fatal e exige uma ação imediata, já que o organismo passa a ser atacado de forma mais severa.

De acordo com o Ministério da Saúde, para evitar os riscos, é importante considerar as seguintes medidas:

  1. Parar de fumar ou consumir bebida alcoólica em excesso;
  2. Manter o ar-condicionado limpo e adequado;
  3. Evitar mudanças bruscas de temperatura;
  4. Se hidratar bem;
  5. Procurar diagnóstico precoce, em caso de suspeitas.

+++ Brasil deve receber antiviral para tratar varíola do macaco; conheça o medicamento

Tuberculose em crianças: Causa, Sintomas e Tratamento

A Tuberculose, também conhecida como TB, é uma doença altamente contagiosa que pode ser transmitida pela via aérea ou através da saliva e contato com secreções de indivíduos contaminados. Para saber mais sobre a tuberculose em crianças e outros assuntos essenciais para o estudo da Residência Médica, confira o Blog Medcel. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.