Extinto no governo Bolsonaro, a volta do horário de verão é uma das propostas do Governo Lula. Conheça os benefícios para a saúde com esta mudança no horário nacional
Nesta segunda-feira (7) o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma enquete pública no Twitter a fim de saber da população sobre o que acham da volta do horário de verão. Extinto no governo de Jair Bolsonaro, o horário de verão visa adiantar os relógios do país em 1 hora entre a primavera e o verão, para melhor aproveitamento da luz natural do sol.
Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?
— Lula (@LulaOficial) November 7, 2022
Um dos principais pontos defendidos para a implementação do horário de verão é a economia de energia proporcionada com a medida. Além de ter mais tempo de luz natural, o que dispensaria o acionamento de lâmpadas, a medida pode favorecer o mercado de energia solar.
Para especialistas, outros benefícios apontados com a volta do horário de verão são: impacto positivo no setor de turismo e lazer; estímulo às vendas do comércio e dos bares e dobro no faturamento; redução da taxa de acidentes de trânsito, bem como de homicídios, roubos, devido ao maior tempo de luminosidade.
+++ Governo Lula: quem deverá comandar o Ministério da Saúde em 2023? Veja nomes cotados
LEIA TAMBÉM
Em termos de saúde, a volta do horário de verão poderá beneficiar em diversos aspectos. Estudos apontam que a exposição à luz solar pode promover importante melhora no nosso humor, além de que é capaz de reduzir a pressão arterial, fortalecer os ossos e músculos, bem como o nosso sistema imunológico.
A vitamina D é a responsável pelos benefícios promovidos por meio da exposição solar. A substância presente nos raios solares não é produzida pelo nosso organismo e tem importante função no nosso corpo, havendo a necessidade de absorvê-la por meio do sol. Para isso, basta um breve contato com a luz do sol para absorver as vantagens da prática.
A vitamina D possibilita ainda que nosso corpo absorva cálcio e fosfato com a ingestão dos alimentos. Sem ela não seria possível reter os benefícios destes nutrientes. Eles são essenciais para o fortalecimento dos ossos, dentes e músculos.
Há indícios também de que esta vitamina ajuda a proteger o corpo contra algumas formas de câncer e doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, por exemplo. Pessoas com baixos níveis de vitamina D podem adquirir inclusive mais doenças cardíacas, diabetes, além de demência.
+++ Pele ressecada? Condição pode ser disidrose. Saiba o que provoca e como tratar
A demência é uma das condições que afetam os pacientes com Alzheimer. Ela é uma das principais responsáveis pela redução drástica da independência e autonomia das pessoas que possuem doenças neurodegenerativas. Para saber mais sobre fatores de risco e formas de prevenção da demência, acesse o Blog da Medcel e fique por dentro do assunto. Lá você também vai poder conferir tudo sobre concursos, especialidades, títulos, notícias e dicas de estudo sobre a área médica. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.