Mais de 20 milhões de pessoas já consultaram se têm direito ao dinheiro esquecido no banco, que será disponibilizado para saque a partir de 7 de março de 2022; saiba se existe prazo limite para resgate
Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 14/02/2022, às 15h37
A consulta de dinheiro esquecido no banco foi liberada nesta terça-feira (14) pelo Banco Central e mais de 20 milhões de pessoas já conferiram se estão entre os felizardos. Quem quer saber se tem saldo a resgatar deve ficar atento para não acessar página errada e acabar com os dados expostos na internet, um prato cheio para os cibercriminosos. O único site oficial para consultar se ficou dinheiro esquecido no banco é o valoresareceber.bcb.gov.br. Mas existe prazo para sacar a grana?
Antes de responder a essa pergunta, é importante esclarecer que o procedimento de consulta mudou. Liberada inicialmente em 24 de janeiro, a checagem devia ser feita por meio do Registrato, sistema do Banco Central (BC). Porém, a alta demanda derrubou o site do BC e a consulta ficou suspensa até hoje, quando foi retomada por meio do Sistema Valores a Receber (SRV) do BC. Agora, o saque de dinheiro esquecido no banco exige cadastro prévio no Portal GOV.br. O JC Concursos explicou o passo a passo completo aqui.
Existem cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras esperando por seus donos. Os esquecidinhos que têm direito ao resgate podem respirar aliviados porque o BC anunciou que o dinheiro esquecido no banco vai ser liberado já no próximo mês. “No momento da consulta em valoresareceber.bcb.gov.br, o cidadão saberá se tem valor a receber [de instituições financeiras] e, caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 7 de março de 2022”, informou o Banco Central. Porém, nem todo mundo vai receber no mesmo dia.
Após confirmar a existência de saldo residual a sacar no portal valoresareceber.bcb.gov.br, o sistema vai informar uma data na qual o cidadão deverá acessar novamente o mesmo site, conferir o valor disponível para saque e pedir a transferência para sua conta bancária atual. É possível transferir via PIX.
As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento do benecifiário ou da criação da empresa, no caso de Pessoa Jurídica, seguindo o calendário estabelecido pelo Banco Central:
Caso não informe a chave PIX para transferência ao pedir o resgate do dinheiro esquecido no banco, a instituição financeira que escolhida entrará em contato para efetuar a transferência. Contudo, ela não vai pedir dados pessoais nem mesmo senhas.
QUAL A SUA AVALIAÇÃO SOBRE O GOVERNO ATUAL?
— JC Concursos | Jornal dos Concursos (@jcconcursos) February 10, 2022
Quem não acessar novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br no dia indicado pelo sistema, terá de entrar na fila da repescagem para receber o dinheiro esquecido no banco. Então, é importante ficar de olho na data agendada para receber a grana logo.
Caso o acesso ao site não seja possível no dia e horário definido, o interessado deverá entrar no valoresareceber.bcb.gov.br no sábado da repescagem, conforme a data de nascimento ou criação da PJ:
A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.
Não existe um prazo limite para o saque. Ao perder a chance da repescagem, o cidadão poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022. O dinheiro esquecido no banco não vai sumir ou deixar de ser pago, sempre ficará disponível ao titular.
“O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”, informou em nota o Banco Central.
++++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil