Bolsonaro: “Geração de empregos será prioridade do governo em 2022”

O novo programa social do governo oferece trabalho voluntário, curso de qualificação profissional e bolsa para estimular a geração de empregos

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br   Publicado em 28/01/2022, às 13h55

Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o governo federal focará na geração de emprego e no combate à inflação em 2022. Ele comentou isso durante a assinatura do protocolo de intenções para oferta de vagas de qualificação no Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário

O novo programa social tem o objetivo de auxiliar os trabalhadores desempregados, com idade entre 18 a 29 anos, a conseguir experiência com cursos de qualificação profissional. Além disso, ele também beneficiará trabalhadores com idade acima de 50 anos, que estão fora do mercado de trabalho há mais de dois anos. 

Os cursos serão oferecidos pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Senai) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com prioridade para qualificação nas atividades econômicas mais importantes do município de residência: "a participação dos municípios é voluntária, a depender de sua capacidade de execução. O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022”.

+Taxa de desemprego cai para 11,6% em novembro, diz IBGE

De acordo com o governo federal, a função do programa é, com o auxílio dos municípios, aumentar o nível de empregabilidade destes trabalhadores que têm dificuldades de conseguir um trabalho fixo. Durante o período de duração da qualificação profissional, o beneficiário receberá recursos financeiros por meio de uma bolsa. 

A Secretária-geral da Presidência da República relata que o Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário deve amenizar os impactos sociais e econômicos no mercado de trabalho em virtude da pandemia de coronavírus. 

“Os municípios que optarem por participar do programa irão se encarregar da organização local das atividades de interesse público e do pagamento da bolsa qualificação, devendo observar a regulamentação da Medida Provisória e outras disposições do Ministério do Trabalho e Previdência", informa a Secretária-geral.

+5 empresas oferecem mais de 100 vagas em todo o Brasil; veja cargos

Em seu discurso, Bolsonaro afirma que a assinatura do protocolo de intenções é mais uma entre as “duas ou três ações excepcionais” que semanalmente seu governo anuncia.

“Não basta, individualmente, você ou eu, estarmos bem e o Brasil não estar bem. O Brasil, estando bem, todos nós estaremos bem também, tendo oportunidade de melhorar nossas vidas. Essa proposta que hoje se materializa é mais uma das bem-vindas”, destaca o presidente.

Programa quer tirar brasileiro da informalidade

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, ressalta que o serviço civil voluntário abre uma “uma porta extraordinária” para esses trabalhadores. Ele relata que o Brasil tem 40 milhões de trabalhadores na informalidade, e que é grande a dificuldade desses trabalhadores para conquistar o primeiro emprego, por falta de qualificação profissional.

“Agora, prefeituras de todo o Brasil poderão receber esses jovens para trabalhar meio turno, receberem bolsa de meio salário-mínimo, com direito a vale-transporte e seguro de acidentes pessoais. Durante um ano serão blindados e premiados pelo sistema S brasileiro com mais de 200 cursos de qualificação”, disse o ministro.

+Novo piso salarial do professor: Confira a média da remuneração recebida por estado

Lorenzoni esclareceu que a responsabilidade da prefeitura será a de garantir que, a cada semestre, os trabalhadores desempregados façam um curso de qualificação.

*com informações da Agência Brasil 

+++Acompanhe as principais informações sobre o mundo dos concursos públicos e empregos no JC Concursos

Sociedade Brasil

Leia também

Empregos em São Paulo: veja mais de 6,5 mil vagas abertas em todo o estado
Empregos no Brasil: pequenas empresas são responsáveis por 76% de novas contratações
Royal Face abre 185 vagas de emprego com salário de até R$ 5 mil
Portal de empregos soma 6,9 mil vagas abertas em SP; veja cargos
Dez empregos que surgirão até 2030 com o Metaverso; confira lista