MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Taxa de desemprego cai para 11,6% em novembro, diz IBGE

De acordo com a pesquisa do IBGE, mesmo com a queda da taxa de desemprego, o Brasil tem mais de 12 milhões de desempregados

Taxa de desemprego cai para 11,6% em novembro
Taxa de desemprego cai para 11,6% em novembro - Divulgação

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/01/2022, às 10h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,6%, com uma diminuição de 10,6% no número de desempregados, uma redução de 1,5 milhão de pessoas, no trimestre encerrado no mês de novembro. Os dados são de origem da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua para o trimestre encerrado em novembro de 2021, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda em relação ao trimestre anterior foi de 1,6 ponto percentual. Com isso, o número de pessoas desempregadas no país é de 12,4 milhões. Ao comparar com o mesmo período de 2020, houve uma diminuição de 14,5%, com 2,1 milhões de pessoas em busca de um trabalho. 

+Taxa de desemprego sobe mais 1,5% e trabalhadores empregados cresce para 94 milhões 

De acordo com o IBGE, entre o trimestre encerrado em agosto e o período divulgado hoje, 3,2 milhões de pessoas conseguiram entrar no mercado de trabalho, o que representa um crescimento de 3,5% de trabalhadores ocupados. 

O nível de ocupação também apresentou alta de 1,7 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Agora, o nível alcançou a taxa de 55,1%.

A coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, destaca que a recuperação do emprego deve estar relacionada com a sazonalidade dos trabalhos de fim de ano. 

+Mesmo com recuperação econômica, desemprego tem leve queda e registra 14,1% 

“Esse resultado acompanha a trajetória de recuperação da ocupação que podemos ver nos últimos trimestres da série histórica da pesquisa. O crescimento também já pode estar refletindo a sazonalidade dos meses do fim de ano, período em que as atividades relacionadas principalmente a comércio e serviços tendem a aumentar as contratações”, explica Beringuy.

*com informações da Agência Brasil e IBGE

+++Acompanhe as principais informações sobre o mundo dos concursos públicos e empregos no JC Concursos 

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.